Logo Acertpix

Black Friday 2024: Evite fraudes e aumente suas vendas

Black Friday 2024

Quando falamos de vendas online, segurança é a palavra-chave, principalmente em um momento de vendas tão intenso quanto a Black Friday.

Os e-commerces enfrentam diariamente uma batalha contra as fraudes, que podem resultar em perda de dinheiro, reputação e confiança do cliente.

Felizmente, a tecnologia está constantemente evoluindo para ajudar a combater as fraudes nos mais diversos segmentos. Continue lendo a matéria e entenda como a segurança pode aumentar as suas vendas na Black Friday 2024!

Leia também – Previna a sua empresa de fraudes na Black Friday 2024


Fraudes em vendas: um olhar estratégico

O que já sabemos é: as fraudes podem resultar em perdas financeiras avassaladoras e abalar a confiança dos participantes e parceiros. É uma mancha na reputação que nenhuma empresa pode se dar o luxo de ignorar.

Nesse contexto, prevenir é melhor do que remediar, e isso se encaixa perfeitamente quando falamos em proteção de nossas vendas. As fraudes podem vir de diferentes frentes, mas com o foco certo em transparência e verificação de autenticidade, podemos fortalecer a integridade do negócio.

Colocar em prática táticas de prevenção de fraudes em vendas não é apenas sobre proteger receitas: é sobre valorizar cada momento em que seu público decide confiar em você.


Os dados mostram a importância da prevenção às fraudes

Segundo a Statista, plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores, o custo global do cibercrime foi estimado em cerca de US$ 8,4 trilhões em 2022.

O custo de incidentes causados por atividades ilegais na internet ultrapassou os US$11 trilhões em 2023.

Até 2026, os custos anuais do cibercrime em todo o mundo podem exceder 20 trilhões, um aumento de quase 150% em comparação com 2022.


Táticas de prevenção à fraudes

As empresas são responsáveis por prevenir fraudes, pois possuem a obrigação de oferecer um ambiente confiável ao cliente. Dessa forma, existem alguns cuidados que a sua empresa pode tomar para evitar ações fraudulentas. Confira:


Implemente medidas de segurança

Utilize senhas fortes e criptografia de dados para proteger informações confidenciais, mantendo sempre medidas de segurança adequadas para os dispositivos eletrônicos e para as redes.


Oriente seus funcionários

Treine seus funcionários para reconhecer sinais de possíveis fraudes e adotar práticas seguras de manuseio de informações, para que assim eles saibam como relatar incidentes suspeitos de fraude.


Backup de dados

Realize backups regularmente dos seus dados importantes e armazene-os em locais seguros. Isso pode ajudar a minimizar a perda de informações valiosas em caso de um ataque cibernético.


Plano de resposta

Desenvolva um plano de resposta a incidentes para lidar com possíveis violações de segurança. Dessa forma, pode minimizar o impacto de um ataque e ajudá-lo a se recuperar rapidamente.


Politize seus clientes

Para evitar que o cliente seja a porta de entrada para as fraudes, mande mensagens esclarecendo as políticas de como a empresa age e não age. Mesmo que a responsabilidade não seja da empresa, o apoio ao cliente gera credibilidade ao evitar prejuízos.


Sistemas antifraude podem aumentar as suas vendas

É comum as pessoas acharem que a redução de fraudes implica necessariamente em prejuízos ao cliente na forma de compras legítimas negadas por suspeita de fraude. É como se fosse preciso escolher uma das opções: uma empresa pode limitar suas perdas com fraude ou maximizar seus índices de aprovação, mas não fazer as duas coisas.

Nesse ambiente conflitante, acontece de o departamento de prevenção ser visto como departamento de “prevenção de vendas”. Mas será que tem que ser assim?

Em vez de escolherem se reduzem as fraudes ou aumentam os índices de aprovação, é possível trabalhar para reduzir fraudes e aumentar os índices de aprovação, equilibrando essas métricas para aumentar o número de pedidos legítimos aceitos.

O departamento de prevenção de fraude está ganhando espaço e trabalhando com outros stakeholders internos para impulsionar o crescimento. A prevenção de fraude é vista como um ativo de negócio e parte do processo de planejamento, junto com vendas e marketing.


Leia também – 5 técnicas de gestão de riscos para prevenir fraudes


Nesse contexto, a Acertpix é uma empresa especializada em prevenção de fraudes, por meio da documentoscopia automatizada. A análise de documentos com automação tem se tornado cada vez mais promissora, justamente por oferecer resultados rápidos e assertivos.

Na Black Friday 2024, conte com o apoio da Acertpix para aumentar as suas vendas de forma saudável! Entre em contato conosco e saiba mais informações.