Logo Acertpix

A importância da análise de documentos na prevenção de fraudes

As fraudes são um problema crescente para as empresas de todos os portes e setores. No Brasil, os prejuízos chegam a R$ 170 bilhões por ano. Para combatê-las, as empresas precisam adotar uma estratégia como a análise de documentos, que deve incluir medidas de segurança física, tecnológica e comportamental.

Nesse contexto, essa solução pode ser uma ferramenta essencial para a prevenção de fraudes, pois permite que as empresas identifiquem padrões e anomalias que possam indicar uma atividade fraudulenta.

Gostou do assunto? Continue lendo e confira a importância da análise de documentos na prevenção de fraudes.

Leia também – A adequação das empresas à LGPD: perspectivas e meios


Por que as empresas devem realizar a análise de documentos?

É importante ter em mente que a realização de uma análise documental é um processo complexo e vai além de uma simples verificação. Muitas empresas não reparam na importância da validação e do armazenamento de documentos, o que pode acarretar em diversos prejuízos para os negócios.

Uma análise documental eficiente requer um banco de dados robusto e uma verificação minuciosa de cada dado presente no documento. Todas as informações são cuidadosamente verificadas para garantir a consistência dos dados.

Uma empresa que implementa um processo efetivo de validação documental se protege contra fraudes e possíveis danos financeiros. Entre os benefícios, destacam-se:

  • Prevenção de fraudes;
  • Confirmação da identidade de clientes, usuários e fornecedores;
  • Garantia de armazenamento e compartilhamento seguro de dados;
  • Facilitação de cadastros e outras operações por meio da criação de uma identidade digital.

Essa prática se aplica tanto a documentos físicos quanto digitais, pois métodos fraudulentos abrangem ambas as formas. Assim, é importante investir em soluções que auxiliem a empresa na guarda, conferência, validação e autenticidade de documentos de qualquer natureza.


Quais são as formas de realizar a análise de documentos?

Com tantos benefícios, incluindo a segurança das operações, vinculados à análise documental, os negócios que não estão atentos a esse aspecto, encontram-se em desvantagem no mercado.

Dito isso, a validação de documentos pode ocorrer de duas maneiras: manual ou automatizada.

Na forma manual, a empresa deve contar com uma equipe dedicada à análise de documentos. Esses colaboradores são encarregados de coletar todas as informações da pessoa e verificar a consistência de cada dado presente nos documentos. Dependendo do setor da empresa, essa equipe também deve examinar aspectos específicos do negócio, como o histórico de crédito.

Entretanto, é importante observar que as formas tradicionais de análise documental tendem a ser mais demoradas devido ao considerável tempo direcionado às verificações, ainda com riscos de inconsistências nos resultados.

Além do tempo e da assertividade, os processos manuais implicam em custos mais elevados de capital humano, que poderiam ser direcionados para operações não automatizadas, contribuindo assim para o crescimento da marca.

Especialmente em um contexto de crescente inovação fraudulenta, não podemos desconsiderar que os métodos clássicos de análise documental tornam-se mais vulneráveis. A tecnologia pode oferecer opções mais acessíveis e eficazes para a automação dos processos de validação documental.

Leia também – Transformação inteligente: veja como incorporar a Inteligência Artificial na sua empresa


Como a tecnologia pode ajudar?

Optar por ferramentas que automatizam a análise de documentos é a solução para empresas que buscam operar de maneira mais eficiente e segura.

Ao considerar as diversas vantagens que a automação proporciona ao processo, destacam-se:

Segurança da informação

Tecnologias de criptografia e segurança cibernética ajudam a proteger dados sensíveis durante a análise de documentos, garantindo conformidade com regulamentações e preservando a privacidade.

Reconhecimento óptico de caracteres (OCR)

A tecnologia OCR permite a conversão de documentos impressos ou manuscritos em texto digital. Isso facilita a busca e extração de informações, tornando a análise mais eficaz.

Machine Learning e Inteligência Artificial (IA)

Algoritmos de aprendizado de máquina e IA são capazes de analisar documentos, identificar padrões e tomar decisões com base em critérios específicos, contribuindo para uma análise mais precisa e rápida.

Validação de Identidade

Sistemas biométricos, como reconhecimento facial, podem validar a identidade de indivíduos em documentos, aumentando a segurança e prevenindo fraudes.

Integração de dados

Sistemas tecnológicos, quando integrados, podem facilitar o compartilhamento de informações entre diferentes plataformas e sistemas, melhorando a consistência e a confiabilidade dos dados analisados.


Onde é possível acessar essa tecnologia?

A Acertpix se destaca como a ID Tech #1 em segurança. Utilizando validação com conhecimento especializado em análise de documentos e Inteligência Artificial, o processo é automatizado, seguindo 3000 regras interpretadas e aplicadas por algoritmos de IA, resultando em uma resposta em menos de 30 segundos.

Além da documentoscopia, o processo de análise abrange o diagnóstico de imagem por meio do reconhecimento facial e a verificação instantânea do usuário por meio da prova de vida.

Se você deseja saber mais sobre como proteger a sua empresa por meio da análise de documentos, descubra as soluções oferecidas pela Acertpix ou entre em contato para mais informações.