A inteligência artificial deixou de ser algo distante e já está presente nas nossas rotinas de maneiras que, muitas vezes, nem percebemos. Seja para agilizar tarefas, otimizar o tempo ou até mesmo melhorar a comunicação. Assim as ferramentas de IA estão se tornando indispensáveis tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Além do mais, de acordo com um estudo da Conversion em parceria com a ESPM, e divulgado pela Fobes Brasil, 93% dos brasileiros conectados utilizam ferramentas de IA, como o ChatGPT, Gemini ou Copilot. Enquanto 98% afirmam conhecer esse tipo de tecnologia. Esses números reforçam como a inteligência artificial deixou de ser apenas mais uma tendência momentânea para se consolidar como parte recorrente na rotina dos brasileiros.
Por isso, nesse conteúdo, vamos apresentar as principais ferramentas de IA que podem complementar o seu dia a dia e trazer mais agilidade.
Boa leitura!
Quais ferramentas de inteligência artificial estão mudando a forma como trabalhamos?
Hoje, temos acesso a soluções que vão desde assistentes virtuais como ChatGPT e Claude, uma vez que são capazes de responder dúvidas e criar conteúdos, até geradores de imagens, como:
- ChatGPT e Claude: são assistentes virtuais capazes de responder dúvidas, gerar ideias e criar textos de forma ágil;
- DALL·E e Midjourney: essas duas ferramentas são geradoras de imagens que ajudam a criar artes e campanhas visuais em poucos minutos;
- Notion AI e Microsoft Copilot: plataformas que otimizam a gestão de informações, resumem textos e automatizam tarefas repetitivas.
Como a inteligência artificial tem estado presente no dia a dia?
Além do trabalho, a IA também atua no cotidiano: aplicativos de organização pessoal, tradutores automáticos como DeepL, sistemas de recomendação de filmes e músicas e até recursos de segurança, como desbloqueio facial no celular, são movidos por inteligência artificial.
De modo que essas ferramentas não apenas facilitam tarefas, mas também criam experiências mais fluidas e personalizadas para cada usuário. Isso ocorro, pois a IA aprende com o comportamento do usuário, assim aprende a antecipar as suas necessidades.
Qual o impacto da IA no atendimento e na experiência?
Quando falamos em experiência do cliente, a inteligência artificial tem um papel mais estratégico. Na medida em que ele é capaz de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões de comportamento para oferecer interações mais alinhadas às necessidades de cada consumidor.
Com a evolução da IA em suas derivações como a generativa ou agentes de IA, as empresas têm conseguido criar atendimentos cada vez mais personalizados e aumentado os níveis de satisfação e fidelização. Principalmente, com os Chatbots inteligentes, assistentes virtuais e sistemas de recomendação em tempo real, que estão cada vez mais inseridos no escopo do cenário de interação entre consumidor e empresa.
A inteligência artificial é o presente, não um futuro distante
Vimos como a inteligência artificial tem transformado a forma que trabalhamos e vivemos a nossa rotina. Mais do que apenas acompanhar essa mudança, é importante explorá-las, entendendo como funciona e adaptá-las ao seu dia a dia.
Na acertpix, estamos prontos para ajudar a você aproveitar ao máximo o potencial do seu negócio, oferecendo soluções que unem tecnologia, expertise e personalização. Afinal, que começa hoje, já está a um passo à frente no futuro.
Acertpix, pioneira em Agentes de AI para prevenção à fraude.