Logo Acertpix

As vantagens do onboarding digital para sua empresa

banner as vantagens do onboarding digital para sua empresa

Na era da digitalização, concluir o registro de novos usuários ou clientes na sua plataforma pode ser decisivo, tanto para fazer com que ele permaneça quanto para finalizar uma compra. Que tal contar com uma ajudinha da inteligência artificial nesse processo? Hoje iremos te apresentar o onboarding digital.

No mercado dos negócios, a entrada e a validação de novas pessoas no seu sistema é conhecido como onboarding. Em tradução livre do inglês, onboarding significa “integração”, o que mostra qual é a real intenção deste processo.

O onboarding recolhe as informações necessárias de uma pessoa para a sua plataforma. Lembra daqueles formulários preenchidos manualmente com nome, endereço, telefone e outros vários dados? Talvez a palavra nunca tenha chegado a você desta maneira, mas é isso o que ela significa.

Nesse meio, o processo de onboarding digital vem ganhando cada vez mais força. Neste artigo, iremos descrever as principais vantagens do onboarding digital sobre o onboarding manual, e como a primeira opção se consolida como a mais segura, rápida e eficaz no seu processo de validação de clientes, usuários ou até mesmo funcionários.


Vantagens do onboarding digital


Tanto o onboarding manual quanto o digital tem o mesmo propósito: validar a entrada de usuários na base de dados de uma empresa. Porém, quando comparados lado a lado, a digitalização apresenta inúmeras vantagens:


●     Melhor experiência do usuário


Ao invés de precisar reunir fotos dos documentos, preencher planilhas e formulários, no onboarding digital tudo que o usuário precisa é digitalizar seu documento e enviar uma foto selfie (em alguns processos, o comprovante de residência também pode ser requisitado).

Na era da internet 3.0, onde a inteligência artificial potencializa a experiência do usuário, proporcionar uma boa navegabilidade e boa prática para quem está utilizando a sua plataforma pode ser o diferencial entre sua empresa e o concorrente.


●     Segurança


Essa é uma das principais vantagens do onboarding digital quando comparado com o manual. Quando feito manualmente, é mais difícil de realizar uma verificação completa e eficaz dos dados do usuário. Além de efetivar todo o cadastro, é necessário conferir se aquelas informações são verdadeiras.

Com o auxílio da inteligência artificial, o sistema utilizado pela Acertpix faz a verificação documentoscópica com uma base de mais de 3 mil regras. Mas porque isso é necessário?

No Brasil, cada Estado possui regras e normas diferentes para seus documentos, sendo difícil de verificar manualmente todas essas etapas. Nosso sistema faz essa verificação e a comparação, praticamente impossível de ser realizada a olho nu ou manualmente.

Com um sistema de onboarding digital você consegue conferir se a pessoa que envia o material é a mesma da foto dos documentos enviados, além de verificar se há qualquer tipo de modificação ou adulteração nos mesmos, sejam eles CNH ou RG.


●     Recursos humanos


Não é novidade que qualquer processo digital é mais rápido que sua versão manual, e com o onboarding não é diferente. Digitalizando o processo de onboarding você não precisa desperdiçar o trabalho de seus funcionários na verificação manual durante o processo de cadastro e aprovação dos clientes.

Desta forma, você utiliza menos colaboradores nesta etapa, agiliza a aprovação dos usuários e ainda reduz as chances de falha humana no preenchimento de informações ou revisões.


●     Economia


Além de economizar nos recursos humanos, como já visto no tópico anterior, o onboarding digital ajuda sua empresa a se proteger contra fraudadores e golpes. Tendo uma verificação de documentoscopia logo no cadastro do usuário, já é possível evitar prejuízos futuros. É importante contratar um serviço que ofereça soluções como a documentoscopia, a biodocumentoscopia e a prova de vida.

Vamos embarcar nesse processo juntos?

Agora que você já sabe de todas as vantagens que o onboarding digital pode te oferecer, queremos te fazer um convite: conte com a Acertpix para iniciar esse processo de digitalização na sua empresa!

Saiba mais sobre nosso método e entre em contato conosco.