As empresas estão lidando cada vez mais com grandes volumes de documentos diariamente. Por essa razão garantir a verificação e autenticidade dessas informações é fundamental, visto que a análise de documentos se destaca como um aspecto primordial. Isso porque ela se torna uma medida estratégica, capaz de identificar possíveis casos de fraude.
Cerca de 64% das empresas brasileiras já foram afetadas por fraudes, segundo o estudo divulgado pela Mastercard em parceria com o Instituto Datafolha. Por isso, a preocupação com a segurança é inevitável, e a implementação de tecnologias que ajudam a operar, monitorar e revisar informações torna-se necessário. Essa análise permite identificar riscos e mitigar vulnerabilidades de forma precisa e segura.
Continue a leitura do artigo e compreenda como garantir que a sua empresa tenha mais segurança com a análise de documentos.
Afinal, o que é a análise de documentos?
A análise de documentos consiste no processo de examinar a veracidade dos documentos para a extração de informações pertinentes que complementem a tomada de decisão. Uma vez que esse processo procura verificar a autenticidade e a integridade dos documentos, além de identificar possíveis casos de fraudes ou inconsistências.
Assim, esse procedimento é de grande importância para as empresas que contam com um grande fluxo de clientes e precisam realizar análise de documentos de maneira ágil e precisa. E que garanta tanto a segurança da empresa quanto uma boa experiência para o cliente.
Qual o impacto da análise de documentos na segurança das empresas?
Com o apoio da tecnologia, que evoluiu substancialmente ao longo do tempo, a análise de documentos se tornou um grande aliado nesse processo. Essas ferramentas modernas ajudam a otimizar e automatizar as etapas, reduzindo erros, e em consequência, evitando prejuízos. Em vista disso a análise de documentos tem impacto direto nas operações de uma empresa, contribuindo no fortalecimento da segurança. Assim, sendo fundamental para setores financeiros e varejistas, principalmente no processo de onboarding.
A importância de realizar uma análise de documentos eficiente
Aprimorar a análise de documentos da sua empresa contribuirá na eficácia da sua segurança ao longo do tempo. Além disso, adotar a análise de forma estratégica promove mais eficiência, e inclui:
A prevenção a atos fraudulentos
Atos fraudulentos envolvendo fraudes documentais costumam ser uma dor de cabeça para as instituições de todos segmentos e tamanhos. Esse tipo de fraude pode acontecer em diferentes processos, como:
– Concessão de crédito;
– Onboarding de clientes ou colaboradores;
– Verificação e registro de fornecedores;
– Fechamento de contratos importantes;
– Contratação de novos colaboradores.
Em virtude de um cenário em que os crimes virtuais, em particular as fraudes cibernéticas, estão se tornando cada vez mais frequentes, investir na análise e verificação automatizada de documentos é uma estratégia para melhorar a sua segurança. Isso porque vai ajudar na prevenção para que a sua instituição não seja vítima de fraudes, como a falsificação de documentos de identidade, por exemplo.
Redução de erros e agilidade no processo de decisão
A análise manual de documentos pode ser suscetível a erros, pois alguns detalhes minuciosos podem passar despercebidos a olho nu. Esses detalhes não notados podem comprometer a eficiência de processos decisórios, consequentemente, afetando negativamente os resultados da empresa.
Além disso, esse procedimento manual faz com que a sua empresa gaste mais tempo, reduzindo a agilidade. Porque essas análises podem demandar até dias para a verificação e revisão da autenticidade dos documentos. Em vez de depender dessa manualidade, é possível ganhar tempo e agilidade com uma análise automatizada.
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Auxílio da tecnologia na análise de documentos
Os avanços tecnológicos não trouxeram consigo apenas malefícios, também oferecem benefícios que podem fazer a diferença no dia a dia de um negócio. Tecnologias como a inteligência artificial (IA) e automação são ferramentas úteis que podem complementar a sua análise de documentos. Já que identificam inconsistências que poderiam passar despercebidos a olho nu, fortalecendo assim a segurança e eficiência da sua organização. Tudo isso deve estar alinhado a política de armazenamento e em conformidade com as regulamentações, como a Lei LGPD.
Além dessas estratégias, é fundamental ter em vista que a análise de documentos é um processo contínuo. Por essa razão é importante realizar revisões periódicas para avaliar e reavaliar a eficácia das estratégias adotadas.
A Acertpix oferece um sistema de suporte tecnológico íntegro que utiliza inteligência artificial para inspecionar documentos com precisão e eficiência. Este sistema pode identificar eventuais casos de fraudes em documentos de forma ágil, com conclusão em segundos, sendo capaz de prevenir até 98% das fraudes. Dessa forma, investir nas melhores soluções é uma estratégia inteligente a ser adotada para aprimorar a análise de documentos para garantir a segurança e eficácia do seu negócio.
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