Logo Acertpix

Conheça os benefícios do Real Digital

Conheça o Real Digital

O Banco Central confirmou para 2023 o início dos testes do Real Digital. A versão digital da moeda fiduciária do Brasil segue um caminho traçado por diversos outros países no mundo com base no conceito Central Banks Digital Currencies, mais conhecido pela sigla CBDC.

“A gente tinha a intenção de começar os pilotos (testes) talvez ainda no final desse ano (2022), mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, disse Fábio Araújo, economista do Banco Central (BC), em debate virtual sobre o tema, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), segundo divulgação da Agência Brasil.

Muito aguardada por alguns, a novidade ainda é desconhecida por outros. Afinal, segue a dúvida: qual a finalidade do projeto? Em linhas gerais, as moedas digitais dos países exploram os benefícios da evolução tecnológica, mas se diferenciam das tradicionais criptomoedas conhecidas como o Bitcoin e o Ethereum, por exemplo.

O Real Digital contará com lastro e a garantia do Banco Central. Ainda de acordo com a Agência Brasil, a novidade trará a possibilidade do uso de novas tecnologias para o setor financeiro. Entre elas, estão: contratos inteligentes (smart contracts), pagamento em outros países e a utilização em internet das coisas (IoT).


Leia também – O que é análise de risco?


Benefícios do Real Digital


Para entender melhor as funcionalidades e benefícios da novidade, é importante conhecer alguns detalhes. Em explicação do Banco Central divulgada pela Agência Brasil é possível entender como será a utilização. Os interessados precisarão obter uma carteira digital por meio de um agente autorizado pelo BC. Em sua versão inicial, o Real Digital funciona como uma opção para a moeda convencional, podendo ser convertida para outra forma de pagamento – como depósito bancário convencional ou em real físico.

De forma bem resumida, o Real Digital conseguirá unir os benefícios de uma moeda fiduciária tradicional com as vantagens da tecnologia, por conta da agilidade nas ações, novas aplicações e, também mais segurança.

Logo de início, um ponto importante a destacar é que a moeda digital brasileira não é um substituto ou concorrente ao Pix. Isso porque o Real Digital não tem por finalidade suportar transações bancárias do dia a dia, como pagamentos e transferências.

O objetivo da moeda digital é atuar nas transações financeiras. Entretanto, isso não significa funcionar como as criptomoedas, famosas pela grande volatilidade de seus valores.

Dessa forma, o Real Digital será apenas uma extensão da moeda tradicional, não se transformando como uma opção para os investidores. Para facilitar o entendimento, basta imaginar que uma pessoa que tiver R$ 100,00 na versão digital contará com os mesmos R$ 100,00 após um ano, sem ganhar ou perder. Isso se não gastar a quantia, é claro.


Leia também – ESG: entenda a importância da prevenção de fraudes para a governança.


Outras vantagens


Por não funcionar como um investimento financeiro, o Real Digital segue os mesmos princípios da moeda fiduciária emitida pelo Banco Central. Mas então qual a necessidade de contar com a novidade?

Entre as vantagens está a redução de custos para emissão do dinheiro. Basta imaginar o custo para o país para emitir as famosas cédulas e moedas. Outro ponto importante é a agilidade em todos os processos.

Como já mencionamos, a tecnologia permite ainda a emissão de smart contracts, assim como a aplicação da moeda digital em aplicações com a internet das coisas, ou a facilidade em transferências e pagamentos em outros países.

A segurança também é um fator importante quando o assunto é Real Digital. A novidade, por exemplo, facilita o rastreamento, importante no combate à lavagem de dinheiro ou na identificação de transações ilegais.

A tecnologia permite também dificultar ainda mais a falsificação. Esse é o mesmo princípio utilizado já nas criptomoedas, que atuam de forma descentralizada, com o suporte de um grande amparo tecnológico e regras bem claras. Por se tratar de uma moeda oficial do País, a novidade também conta com segurança jurídica.

Por essas e outras vantagens, o Real Digital é aguardado com entusiasmo. Afinal, essas são apenas algumas das diversas possibilidades de uso que a moeda digital oficial do País proporcionará.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados com tecnologia e segurança das informações? Então acesse o site da Acertpix.