Imagem de destaque do post O que são as deepfakes e como proteger seu negócio delas

O que são as deepfakes e como proteger seu negócio delas

Não é de hoje que manipulações de rostos de pessoas vêm sendo feitas, Hollywood mesmo usa este tipo de tecnologia há anos. A novidade, desta vez, é que é possível criar conteúdos falsos sem grandes recursos, sendo barato e acessível para quem queira manipular imagens e até praticar fraudes.

●    O que é uma deep fake

O termo deep fake vem da mistura dos termos deep learning e fake, e consiste basicamente em uma imagem falsa criada a partir de um sistema de inteligência artificial que faz uso do deep learning (um ramo de aprendizado profundo das máquinas). Logo, a expressão passou a ser usada para identificar vídeos e conteúdos editados com machine learning e outras ferramentas da Inteligência Artificial.

Uma deepfake é construída a partir de um software que precisa ser alimentado com um banco de imagens e vídeos sobre uma determinada pessoa. Usando o machine learning, este software irá estudar as expressões faciais, características gestuais, como o rosto se comporta com a reflexão da luz e em diversas situações.

Dessa maneira, o computador estuda as expressões faciais fornecidas e cria um padrão falso idêntico ao original.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Webshoppers, (estudo sazonal sobre o comércio eletrônico brasileiro), a adulteração da foto e a alteração nas informações de documentos foram os principais golpes aplicados por fraudadores em e-commerces durante 2020.

Por mais que tenham se tornado populares por conta da manipulação de vídeos, deepfakes também podem criar fotos e documentos falsos de acordo com a vontade do falsificador. Mas como proteger seu negócio contra falsificações? O machine learning e a biodocumentoscopia podem te ajudar.

Oriunda da documentoscopia, biodocumentoscopia é uma técnica ainda mais segura que faz a verificação facial e documental de uma pessoa, comparando uma imagem enviada do rosto com a foto do documento de identificação oficial. A Acertpix faz a verificação em 26 segundos, 75% mais rápido que a média do mercado.

Além disso, nosso sistema garante 98,5% de precisão nesta análise: quando você precisar verificar a veracidade da foto de uma pessoa em comparação com seu documento original, conseguirá ter um resultado rápido, seguro e preciso.

Assim, te ajudamos de forma otimizada e econômica a digitalizar os processos de segurança da sua empresa. Nosso sistema faz a combinação perfeita entre biodocumentoscopia e Inteligência Artificial: são mais de 3 mil regras de análise, que garantem a verificação mais rápida e segura do mercado.

Fale conosco e garanta a melhor e mais rápida proteção contra fraudes e falsificações para o seu negócio!