Os impactos do sequestro de dados para uma empresa 

Os impactos do ransomware para uma empresa

Assim como os cidadãos as empresas têm as suas atividades presentes no ambiente digital. Seja no envio de e-mails, compartilhamento de dados, organização e processamento dos processos, facilitando o dia a dia corporativo. No entanto, junto com as facilidades surgem as ameaças digitais, como o sequestro de dados, conhecido como ransomware, que têm se destacado pela sua capacidade invasiva e devastadora de paralisar operações e causar danos financeiros imensuráveis.

Esse tipo de ataque cibernético é realizado por hackers, que bloqueiam o acesso a dispositivos ou sistema de empresas, exigindo um resgaste em troca da liberação dos dados.

Segundo o relatório da empresa Tred Micro, veiculado pela revista Exame, o Brasil está entre os cinco países do mundo mais afetados por ransomwares em 2024. Assim, nos primeiros quatro meses do ano, foram registrados mais de 3,5 milhões de casos, representando 1,58% do total.

Quer saber mais sobre essa ameaça digital? Continue a leitura do conteúdo.

O que é um ransomware?

É um tipo de software malicioso desenvolvido para criptografar os dados de usuários ou de instituições, para torná-los inacessíveis. Desse modo, quando um dispositivo é infectado, um pop-up é exibido, informando que os arquivos, bancos de dados, aplicativos ou dispositivos estão bloqueados. Isso porque para recuperar o acesso, a vítima deve pagar um resgaste em troca de uma chave de descriptografia que permitirá a liberação dos dados.

À vista disso é uma ameaça em crescimento, pois gera bilhões em lucro para os criminosos cibernéticos, ocasionando danos profundos para instituições, empresas e organizações governamentais.

Como proteger sua empresa de sequestro de dados?

A proteção contra ransomware exige uma combinação de medidas de segurança proativas. Abaixo, destacamos algumas ações essenciais para proteger sua empresa desse tipo de ataque:

  • Realizar backup dos arquivos regularmente;
  • Armazenamento dos arquivos em nuvens;
  • Manter atualizado o sistema operacional e o antivírus;
  • Realizar varreduras no sistema;
  • Evitar abrir spam e e-mail desconhecidos ou duvidosos;
  • Atenção ao entrar em links, sites ou realizar downloads.

Com isso, essas práticas contribuem para a diminuição de riscos de infecção por ransomware ao limitar as chances de sequestro de dados.

Como ocorre a infecção do ransomware?

O ransomware pode ser propagado de diferentes formas, sendo as mais comuns através de e-mails com anexos ou links maliciosos. Dessa forma, explorando a vulnerabilidade dos sistemas que não estejam com a sua segurança devidamente atualizada.

Além do mais, existem dois tipos de ransomware:

  • Ransomware Locker: impede que o dispositivo infectado seja acessado.
  • Ransomware Crypto: criptografa os dados armazenados nos dispositivos, tornando inacessível.

Esses dois tipos de ransomware podem se mesclar, assim criando variantes que exploram diferentes técnicas para atacar as vítimas, aumentando a complexidade e o impacto dos ataques.

Quais são os ataques mais comuns?

As ações de crime cibernético que mais prevaleciam eram de engenharia social, porém o ransomware operado por humanos tem tomado a dianteira, devido ao sequestro de dados e o alto potencial de pagamento como resgate.

Leia também | Fraudes em expansão: como identificar e bloquear golpes em novos canais digitais

Como evitar o sequestro de dados?

Recentemente, o ransomware operado por humano tem se tornado um dos maiores desafios para as organizações. Os ataques mais recentes têm afetado provedores de serviços de TI, serviços de saúde e instituições que possuem infraestrutura crítica. Esses ataques foram formando um escopo mais robusto e seus efeitos se tornaram um tanto imprevisível

Por isso, é importante que sua empresa tenha uma abordagem abrangente para se proteger de sequestros de dados. Além de ter um sistema de segurança robusto, como um programa antimalware ativo e atualizado, é preciso realizar treinamento regulares dos colaborares. Dessa forma, esses treinamentos devem focar em como identificar os sinais de phishing e outras situações suspeitas, que são as formas mais comuns de infiltração do ransomware.

Além disso, é importante que a sua empresa possua um plano de emergência bem estruturado para situações adversas, garantindo uma resposta rápida em caso de ataque.

A Acertpix está sempre atenta aos perigos cibernéticos e, por isso, trabalha continuamente para aprimorar e oferecer as melhores soluções de segurança para seus parceiros, garantindo maior proteção nos processos empresariais. Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato!