Atualmente, a inteligência artificial (IA) tem desempenhado papel decisivo na transformação digital de empresas em diferentes setores. De modo que diferentes tipos de inteligência artificial vão sendo explorados no mercado.
De motores de recomendação, personalização a sistemas antifraude, diferentes tipos de IA estão sendo utilizados para otimizar processos. Assim, a fim de garantir segurança reforçada e entregar experiências mais eficientes ao usuário.
No nosso blog, explicamos quais são os principais tipos de inteligência artificial que já estão em uso e como cada um tem sido aplicado de forma prática no ambiente corporativo.
Quais são os principais tipos de inteligência artificial?
A inteligência artificial pode ser classificada de diferentes formas, desde a IA que executa tarefas específicas com base em regras pré-definidas até aquela que simula a cognição humana e toma decisões de forma autônoma.
Confira abaixo os principais tipos de inteligência artificial:
1.IA reativa
Para começar, a IA reativa é a mais simples e objetiva. Isso porque ela responde a um conjunto limitado de entradas com saídas programadas e não possui capacidade de aprendizado. Mesmo que limitada, ainda é utilizada em operações com regras fixas.
Exemplificação:
Sistemas básicos de recomendação de produtos em e-commerce, no qual as sugestões são feitas com base apenas na última interação do usuário, sem considerar histórico completo.
2.IA com memória limitada
Este é o tipo mais comum de inteligência artificial no mercado atualmente. Ele permite que os sistemas armazenem dados temporários e aprendam com eles para melhorar a tomada de decisões. Dessa forma, de modo que está presente em diversas soluções usadas diariamente por empresas e consumidores.
Exemplificação:
- Biometria facial: aprende padrões faciais para autenticação com mais precisão.
- Sistemas de validação de documentos: assim como os oferecidos pela Acertpix, que analisam padrões visuais.
Assim, esse tipo de inteligência artificial também é utilizado em veículos autônomos de nível parcial, assistentes virtuais e plataformas de análise de crédito.
3.IA generativa
A inteligência artificial generativa (GenAI ou IA Gen) é uma das evoluções mais notáveis nos últimos anos. Assim, diferente dos modelos reativos, ela é capaz de criar novos conteúdos a partir de grandes volumes de dados, como textos, imagens, áudios ou vídeos.
Exemplificação:
- Geração de resumos automáticos de contratos.
- Criação de conteúdos personalizados para marketing.
- Assistência jurídica automatizada com base em jurisprudências e linguagem técnica.
- Síntese de dados para relatórios financeiros.
Dessa forma, segundo pesquisa da Deloitte divulgada pela CNN Brasil, 74% das empresas do setor financeiro no Brasil pretendem adotar a IA generativa em suas atividades. Isto é, demonstra sua importância devido a sua crescente nas operações críticas de negócios.
4. IA estreita ou específica
A inteligência artificial estreita é aquela desenvolvida para executar uma tarefa específica com alto desempenho, sem capacidade de adaptação a outras funções. Essa é, atualmente, o tipo mais comum de inteligência artificial no mercado.
Exemplificação:
- Soluções antifraude para validação de identidade.
- Plataformas de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) para leitura de documentos.
- Análises preditivas em setores como logística, RH e financeiro.
- Chatbots treinados para atendimento automatizado de clientes.
Quais são as oportunidades e aplicações da IA?
Compreender os diferentes tipos de inteligência artificial é essencial para que organizações possam avaliar riscos, identificar oportunidades e adotar soluções compatíveis com sua estratégia digital.
À medida que a IA evolui, torna-se indispensável combiná-la com tecnologias de segurança e validação digital. Assim, garantindo transparência, eficiência e a prevenção à fraudes em todos os pontos de contato da jornada digital do cliente. Dessa forma, a Acertpix está sempre atenta às novidades do mercado para manter você cada vez mais bem informado.
Acertpix, pioneira em Agentes de AI para prevenção à fraude.