O onboarding digital representa a etapa inicial e uma das mais importantes para as empresas. A pandemia acelerou a digitalização de diversos setores e fez com que instituições financeiras, varejistas, escolas e muitas outras organizações passassem a oferecer serviços cada vez mais integrados ao ambiente online.
Nessa circunstância, onboarding digital torna-se fundamental, pois permite não apenas a agilidade no atendimento, mas também a identificação precisa de tentativas de fraude, especialmente de identidade. De acordo com nosso relatório divulgado no IT Forum, considerando apenas a base de clientes da Acertpix, o documento mais utilizado em tentativas de fraude é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em 3,6% dos casos, seguido pelo RG, com 2,5%.
Visto que a prevenção à fraude é indispensável. Afinal, a Acertpix, ID Tech líder em segurança, combina décadas de experiência com um sistema robusto de inteligência artificial para oferecer soluções eficazes na proteção contra riscos.
Neste conteúdo, você vai descobrir como garantir mais segurança no processo de onboarding digital.
Boa leitura!
O que é onboarding digital?
O onboarding digital é um processo pelo qual as instituições utilizam ferramentas e plataformas para integrar novos clientes ou usuários ao seu ecossistema. Ou seja, trata-se da entrada e validação de pessoas em uma empresa de forma prática e segura.
Segundo o estudo Índice de Transformação Digital Brasil (ITBR), realizado em 2024 pela PwC Brasil em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), o índice médio do país foi de 3,7, o que demonstra o avanço significativo da digitalização no ambiente corporativo.
Atualmente, praticamente todos os processos de uma empresa passam por canais digitais. Um exemplo simples é a abertura de uma conta via aplicativo bancário. Nesse caso, o cliente insere documentos que são verificados e autenticados digitalmente, sem a necessidade de formulários manuais com dados pessoais.
Isto é, no onboarding digital é coletado e validado as informações necessárias de cada cliente de forma ágil e segura. Assim, tornando a experiência mais eficiente tanto para as empresas quanto para os usuários.
Qual a diferença do onboarding digital para o manual?
A principal diferença entre onboarding digital e manual está na forma como o processo é realizado. O onboarding manual é tradicional e envolve atividades presenciais ou físicas, como preenchimento de formulários, apresentação de documentos impressos e cópias (xerox).
Já o onboarding digital ocorre totalmente no ambiente online, utilizando automação, escalabilidade e envio remoto de informações. Além disso, integra soluções de prevenção à fraude, como a documentoscopia, que permite verificar a autenticidade de documentos de identidade em tempo ágil.
Como fazer o onboarding digital na sua empresa?
Como vimos, a diferença principal entre onboarding digital e manual está na forma como o processo é conduzido, coletado e avaliado. O onboarding manual pode gerar problemas como:
- Lentidão e complexidade, que podem ser evitadas com processos digitais;
- Excesso de burocracia;
- Maior risco de erros ou fraudes durante a integração.
No onboarding digital, é fundamental utilizar tecnologias que facilitam, agilizam e protegem todo o processo de integração. Um exemplo importante é a autenticação e verificação de identidade. As soluções inteligentes, como a Documentoscopia e OCR da Acertpix, permitem verificar a autenticidade dos documentos de forma rápida e segura.
Para implementar o onboarding digital na sua empresa, é importante considerar alguns pontos:
- Avaliar os objetivos da empresa ao oferecer o onboarding digital;
- Planejar detalhadamente como o processo será realizado;
- Investir em ferramentas de verificação de identidade, como a Documentoscopia;
- Garantir monitoramento contínuo e conformidade com a LGPD.
Leia também | Agentes de IA: entenda a nova fase da inteligência artificial
Por que investir na digitalização do onboarding?
Com o avanço das tecnologias, é possível tornar o processo de onboarding mais seguro e eficiente. As soluções de prevenção à fraude, como as da Acertpix, contam com sistemas robustos de inteligência artificial (IA) que ajudam a reduzir custos com análise de documentos e a prevenir fraudes durante a integração de novos clientes.
Atualmente, é possível verificar a autenticidade de documentos em poucos minutos, dentro de um fluxo seguro e estruturado. Esse processo inclui etapas para envio de imagens de documentos de identificação, como RG, CNH ou CNI. Desse modo, eles são analisados com o apoio de algoritmos de IA garantindo precisão e confiabilidade na validação das informações.
Leia também | As diferenças entre fraude de identidade e roubo de identidade
Quais são os benefícios do processo de onboarding no ambiente digital?
O onboarding digital pode ser implementado em diversos segmentos, como:
- Instituições financeiras e bancos;
- Varejo e atacado;
- Transportadoras e serviços de transporte;
- Departamentos de RH;
- Entre outros setores de serviço.
Assim, entre os principais benefícios estão:
- Automatização dos processos, permitindo o envio de documentos de identidade e a validação de dados de forma rápida e segura;
- Redução da burocracia e do retrabalho, tornando os processos mais eficientes;
- Melhoria da experiência do cliente, com integração ágil e prática;
- Maior eficiência operacional, ao reduzir tempo e recursos gastos;
- Redução de riscos, prevenindo fraudes e garantindo maior segurança para a empresa.
Com a Acertpix, sua empresa conta com soluções de onboarding digital que unem expertise, tecnologia de ponta e inteligência artificial. De forma que garante a segurança, agilidade e confiabilidade em cada etapa do processo. Assim, é possível oferecer uma experiência digital completa e protegida, fortalecendo a confiança dos seus clientes.
Entre em contato com os nossos especialistas.
Acertpix, pioneira em Agentes de AI para prevenção à fraude.