Através da visão humana somos capazes de captar e administrar uma série de imagens em um curto período de tempo. Essa habilidade faz com que os humanos sejam capazes de analisar o ambiente e tomar decisões posteriormente, servindo como um forte elemento para percepção.
A partir disso, o ser humano iniciou buscas por procedimentos que pudessem ter habilidades semelhantes às humanas e que pudessem automatizar tarefas para que diversos processos pudessem ser realizados com mais praticidade.
O que é a visão computacional
O conceito de visão computacional surge no momento em que a tecnologia combina técnicas de processamento de imagem, aprendizado de máquina e inteligência artificial, e, assim, é capaz de extrair e analisar informações úteis a partir de dados visuais, com o mesmo fundamento das habilidades humanas.
Setores de segurança e vigilância, por exemplo, utilizam muito a visão computacional, pois o sistema oferece agilidade e precisão à partir de um bom treinamento. A documentoscopia é um tipo de mecanismo da visão computacional, onde ocorre a automação de tarefas que envolvem a interpretação e extração de informações de documentos impressos ou digitalizados.
Funcionamento da visão computacional
Esse procedimento pode surgir de diversas maneiras dependendo do treinamento da IA, mas, em geral, é dividida em 4 etapas:
- Aquisição de imagens: através de dispositivos de captura de imagens, as informações são obtidas para o início da análise;
- Pré-processamento: após a captura, as imagens passam por uma otimização e correção de possíveis danos que possam causar falha no processo. Assim, correção de cores, ajuste de contraste e remoção de ruídos são reparados nesta etapa;
- Extração de características: o processo de análise começa neste momento em elementos como identificação de bordas, texturas, formas, padrões e cores;
- Análise e tomada de decisão: por fim, as imagens são classificadas por suas características similares. Reconhecimento de objetos, detecção de padrões, identificação de rostos e interpretação de contexto são alguns dos procedimentos realizados para seguir para a tomada de decisão e finalizar o processo.
Uso na documentoscopia
A visão computacional desempenha um papel importante na análise de documentos. Ela envolve o uso de algoritmos e técnicas para que um computador possa “enxergar” e interpretar imagens ou documentos digitais, como fotos, escaneamentos ou arquivos em formato PDF.
Portanto, empresas e instituições, ao analisarem um grande volume de documentos, podem se beneficiar bastante ao automatizar suas tarefas através da visão computacional. Conheça algumas maneiras que podem ser úteis:
OCR
Através da Optical Character Recognition a visão computacional pode extrair textos ou imagens de documentos digitalizados, reconhecendo caracteres e convertendo informações escritas em formato legível por máquina. Isso permite que os documentos sejam pesquisáveis, copiados e editados de forma eletrônica.
Detecção e extração de informações estruturadas
Após a conversão dos dados em ícones legíveis por máquina, a visão computacional é capaz de segmentar informações relevantes para o processo selecionado, como, por exemplo, diferenciar a data de emissão e a data de nascimento de uma pessoa no seu RG.
Categorização de documentos
Além de diferenciar as informações dentro de um documento, a tecnologia também pode diferenciar o tipo de documento, como RG, CNH e DNI. Ao automatizar ações repetitivas, a visão computacional libera tempo para que decisões estratégicas possam ser tomadas a partir do seu trabalho.
Verificação de autenticidade e detecção de fraudes
No final da análise pericial, através da combinação de padrões, o documento pode ser considerado autêntico. Passando por travas de segurança, a visão computacional é importante por ser criteriosa no momento de distinguir pessoas reais de fraudadores, sendo uma grande aliada no ambiente de vendas de uma empresa, por exemplo.
Leia também – 10 dicas essenciais para prevenir fraudes em sua empresa
Com a evolução da tecnologia, o esperado é que a visão computacional na análise de documentos se torne ainda mais sofisticada e abrangente. Novas técnicas, como deep learning, redes neurais convolucionais e modelos de linguagem natural, têm o potencial de aprimorar ainda mais a capacidade de compreensão e interpretação dos documentos.
Assim, a visão computacional na documentoscopia oferece um conjunto poderoso de ferramentas e recursos para lidar com a crescente quantidade de documentos digitais, melhorar a eficiência operacional e auxiliar na tomada de decisões com base em informações extraídas dos documentos. É uma área promissora que continuará a evoluir e ter um impacto significativo em várias indústrias e setores que dependem da análise e processamento de documentos.
Seguindo essas estratégias de inovação e utilizando técnicas da visão computacional, a Acertpix pode prevenir até 99% das fraudes de uma empresa e garantir que apenas clientes saudáveis alcancem o ambiente de venda. Dessa forma, a empresa alcança mais credibilidade e confiança no mercado, além de facilitar e agilizar processos.
Gostou do conteúdo? Acesse o site da Acertpix e conheça as nossas soluções!