Nos dias 14 a 16 de janeiro, todas as atenções do varejo estavam voltadas para Nova Iorque. Nesse período, ocorreu a National Retail Federation (NRF), a federação que representa o setor varejista. O evento comportou mais de 40 mil pessoas, e no ano anterior, o Brasil foi o país com mais participantes presentes.
No dia 15, o evento contou com a participação especial de Magic Johnson, o ex-jogador de basquete da NBA. No palco principal do Javits Center, foi recebido por John Furner, presidente e CEO do Wallmart EUA e chairman da NRF.
Atualmente, o ex-atleta comanda a Magic Johnson Enterprises, empresa que atua em promover o empoderamento comunitário e econômico, promovendo o acesso a entretenimento, produtos e serviços de alta qualidade que atendem às demandas de comunidades multiculturais.
Ao abrir o painel, Magic compartilhou com o público sobre a sua ilustre carreira no mundo do basquete, e também seus insights sobre liderança, cultura empresarial e a importância de números no mundo dos negócios.
Paralelos entre o mundo do basquete e dos negócios
Ao vivenciar a competitividade no basquete e nos negócios, Magic Johnson interagiu com o público da NRF e fez paralelos importantes entre esses dois espaços:
Valorização dos concorrentes
Seja nas quadras ou no escritório, um bom concorrente nos faz melhores e nos obriga a estar sempre em movimento. O atleta confessou que era incômodo ver um atleta da mesma posição aperfeiçoando suas técnicas, pois ele se sentia na obrigação de fazer cada vez mais e melhor o que seu oponente fazia.
Não adianta mudar um time sem mudar a mentalidade
E para mudar a mentalidade, é necessário cultura, disciplina e esforço. É o que Magic Johnson tem feito no seu time, Commanders. Ao trocar os executivos, se assegurou que eles tivessem as mesmas crenças e que “correriam ao lado” dele. Dessa forma, lhe cabia indicar o caminho a seguir e por que seguir.
Lições de sucesso
Por fim, para o atleta, o sucesso em qualquer setor da vida depende de muito trabalho e disciplina. Até hoje, sua rotina começa ao acordar diariamente 4h30 da manhã, ter 30 minutos de introspecção e depois duas horas de atividade física. Além disso, afirma que ter um bom planejamento, para o empreendedor, é o principal fator de sucesso.
Abordando temas como perseverança, dedicação intensa e receptividade a críticas construtivas, Johnson ressaltou a significância da responsabilidade e o valor de capacitar indivíduos para alcançarem o sucesso, utilizando sua própria rotina diária como um modelo exemplar.
Transcendendo sua jornada de atleta para se tornar um magnata nos negócios, ele continua a ser uma fonte de inspiração tanto no cenário esportivo quanto no empresarial, ilustrando como liderança, visão e princípios podem moldar trajetórias notáveis.