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10 dicas essenciais para prevenir fraudes em sua empresa

Em meio à tantas ameaças, estratégias para prevenir fraudes tem se tornado cada vez mais importantes. De acordo com o Mapa da Fraude de uma empresa especializada, o Brasil registrou cerca de 5,6 milhões de tentativas de fraudes em 2022. Por isso, as empresas devem sempre estar atentas a possíveis ações fraudulentas para evitá-las.

De forma geral, as empresas são responsáveis por prevenir fraudes, pois possuem a obrigação de oferecer um ambiente confiável ao cliente. Os dados devem ser protegidos e autenticados antes da confirmação de qualquer transação ou venda de algum produto/serviço.

Alguns momentos em que a corporação tem responsabilidade pela fraude são: abertura de conta por terceiros, saques indevidos na conta bancária, compras não autorizadas no cartão de crédito, etc.

Por mais que existam cenários em que o cliente é responsável, é importante que os estabelecimentos não corram riscos desnecessários e criem camadas de proteção extra no seu sistema.


Alguns prejuízos decorrentes da fraude


Todas as consequências podem variar de acordo com a situação, entretanto, algumas das mais comuns são:

  • Processo por danos morais: o cliente ao ter seus dados manipulados em alguma transação realizada pela empresa, pode solicitar indenização pelo prejuízo causado. Esse aspecto varia de acordo com o posicionamento da empresa diante o problema, situação financeira, prática de cobrança abusiva, etc;
  • Perda financeira: os fraudadores podem gerar perdas significativas de dinheiro para as empresas. Podem roubar dinheiro diretamente ou causar danos indiretos, como a interrupção das transações comerciais;
  • Danos à reputação e credibilidade: caso a fraude seja descoberta publicamente, pode levar a uma perda de confiança dos clientes e parceiros comerciais, afetando negativamente os resultados da empresa;
  • Prejuízos emocionais: a fraude pode gerar estresse e ansiedade nas vítimas, afetando negativamente sua saúde mental e bem-estar.


Dicas importantes para prevenir fraudes

Existem alguns cuidados que a sua empresa pode tomar para evitar ações fraudulentas. Esses cuidados envolvem:

  • Implementação de medidas de segurança: utilize senhas fortes e criptografia de dados para proteger informações confidenciais, mantendo sempre medidas de segurança adequadas para os dispositivos eletrônicos e para as redes;
  • Orientação dos funcionários: treine seus funcionários para reconhecer sinais de possíveis fraudes e adotar práticas seguras de manuseio de informações, para que assim eles saibam como relatar incidentes suspeitos de fraude;
  • Limitação o acesso de funcionários: tenha certeza de que apenas pessoas autorizadas e necessárias estão tendo acesso à informações sensíveis e confidenciais;
  • Monitoramento de contas bancárias: monitore regularmente as suas contas bancárias para detectar atividades suspeitas, como transações não autorizadas ou depósitos inesperados;
  • Parcerias com fornecedores confiáveis: cheque os antecedentes dos fornecedores para que tenha transparência e confiança durante o processo de pagamento e nas transações em um geral;
  • Atualize-se sobre as tendências de fraude: mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências de fraude e adote práticas recomendadas para proteger a sua empresa contra esses tipos de ameaças;
  • Backup de dados: faça backup regularmente de seus dados importantes e armazene-os em locais seguros. Isso pode ajudar a minimizar a perda de informações valiosas em caso de um ataque cibernético;
  • Plano de resposta a incidentes: desenvolva um plano de resposta a incidentes para lidar com possíveis violações de segurança. Dessa forma, pode minimizar o impacto de um ataque e ajudá-lo a se recuperar rapidamente;
  • Pontos fracos do negócio: identifique os pontos vulneráveis da empresa, para construir um planejamento e tomar decisões mais assertivas;
  • Conscientização ao cliente: para evitar que o cliente seja a porta de entrada para as fraudes, mande mensagens esclarecendo as políticas de como a empresa age e não age. Mesmo que a responsabilidade não seja da empresa, o apoio ao cliente gera credibilidade ao evitar prejuízos.


Como criar um ambiente seguro para os seus clientes


Além das dicas listadas anteriormente, é válido ressaltar o quanto as medidas de proteção em camadas são importantes. A segurança é um aspecto crucial quando se trata de transações financeiras e documentos importantes ao impedir fraudes e garantir que informações pessoais sejam protegidas.

Dessa maneira, o fraudador enfrentará diversos obstáculos até atingir seu objetivo, diminuindo assim as chances da ocorrência e os prejuízos causados posteriormente. É importante ressaltar que a inteligência artificial pode ser uma grande aliada nesse processo.

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