Logo Acertpix

Black Friday: como vender com segurança

A Black Friday está chegando, trazendo com ela uma grande preocupação: a segurança. Pois é, você sabia que 51% dos varejistas têm custos significativos por fraudes e chargeback?

De acordo com o relatório Varejo 2023 – que contou com mais de 12.000 comerciantes de 24 países – por meio da transformação digital, as experiências de compras se tornaram cada vez mais inovadoras e sofisticadas. E as fraudes também.

Com a Black Friday desse ano chegando, é importante redobrar a atenção durante o processo de compra, tanto dos vendedores, quanto dos consumidores. Essa é uma ocasião apropriada para vender mais, mas é preciso saber como fazer de forma assertiva e segura.


Leia também – 10 dicas essenciais para prevenir fraudes em sua empresa


Golpes para se atentar durante a Black Friday

Este é o momento do ano por qual os lojistas mais aguardam, pois assim podem aumentar as suas vendas e fidelizar clientes. Entretanto, ocorrências de risco de fraudes e golpes já são classificadas como uma das maiores ameaças aos empreendimentos desse ramo. Confira à seguir alguns golpes que devem estar em atenção durante a Black Friday.


Golpe com cartão de crédito

O golpe em questão envolve o uso não autorizado de dados de cartão de crédito, voltadas para compras fraudulentas. As empresas devem dispor de uma verificação rigorosa dos dados do cliente: confirmação com administradoras de cartão, autenticação em duas etapas, validação de identidade e monitoramento constante.


Chargeback (estorno)

O chargeback, ou estorno, embora tenha a finalidade de proteger os consumidores, pode ser explorado por fraudadores e indivíduos criminosos, causando prejuízo para empresas que disponibilizam essa opção. Esse processo é acionado quando o titular do cartão contesta uma transação através da administradora do cartão, alegando cobrança indevida. Então, o emissor investiga a disputa e, se válida, reembolsa o valor ao titular do cartão.


Invasão de conta

Por meio da invasão de conta, os golpistas invadem contas já existentes e assumem a identidade do proprietário. Assim, com técnicas avançadas, utilizam as suas informações para realizar compras. Esse golpe está cada vez mais comum e difícil de ser detectado, gerando prejuízos significativos para os negócios.


Prevenção

Ainda de acordo com o relatório Varejo 2023, 2 em cada 5 varejistas enfrentam custos consideráveis com fraudes e estornos. Considerando que esse número é contabilizado por meio de vendas gerais durante o ano, imagine só com a intensificação do comércio durante a Black Friday.

Assim, a atenção deve ser redobrada. Confira algumas dicas de prevenção para garantir que a sua empresa minimize os riscos e maximize os lucros.


Colaboradores, consumidores e produtos

Antes de qualquer coisa, os colaboradores, os consumidores e os produtos são o que fazem uma empresa ser o que ela é. Por isso, focar no básico é o principal fator para não dar brechas para o surgimento de fraudes. Dessa forma, é importante conhecer bem os funcionários de todos os níveis hierárquicos da empresa, e se os seus ideais estão alinhados aos da empresa. Isso reflete nas medidas em relação aos clientes, aos fornecedores e até mesmo nos produtos. Afinal, conhecer bem o seu negócio significa evitar danos em todas as frentes de atuação.


Controle de todos os processos

Manter a atenção redobrada em todas as áreas das empresas pode desempenhar um papel crucial na detecção de possíveis golpes. Através da realização de auditorias, tanto internas quanto externas, é possível avaliar a capacidade da administração da empresa de gerir o controle interno. Além disso, quando se trata do ambiente externo, é fundamental examinar com cautela aspectos relacionados à contabilidade, fiscalização e finanças.


Gestão de riscos

A gestão de riscos é subestimada diante das empresas. Entretanto, é uma ferramenta essencial para prevenir e reduzir riscos de fraude. Dessa forma, é importante que a organização saiba identificar os seus pontos fracos, que posteriormente possam comprometer as suas atividades. Esse cuidado é fundamental para que a empresa possa atuar de forma mais transparente e segura.


Busque profissionais

Diante de todas as ameaças e soluções, a Acertpix funciona como um meio anti-fraude para garantir que todas as pessoas envolvidas no processo de vendas são de fato confiáveis, e sempre buscarão agir em prol da honestidade e do sucesso. Aqui, oferecemos soluções de ponta voltadas para a análise de documentos. OCR, SDK e facematch são algumas das nossas técnicas que podem fazer com que a sua empresa esteja devidamente ajustada para receber vendas que garantam lucros, e não prejuízos. Acesse a aba de contato e saiba mais sobre nossas soluções.