Logo Acertpix

Como o Machine Learning está sendo aplicado no mercado financeiro?

banner Como a Inteligência Artificial vem trazendo mais rentabilidade para as empresas

Ferramenta oriunda da Inteligência Artificial, o Machine Learning garante seguridade na digitalização e automatização de processos e vem entrando no hall de novos investimentos tecnológicos do setor bancário

Em uma era de constante renovação e inovação, acompanhar a evolução das novas tecnologias é essencial em qualquer setor. Nesta tarefa, o mercado financeiro vem despontando como segundo principal investidor da área, ficando atrás apenas do governo federal. Segundo uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o mercado bancário foi o segundo maior investidor tecnológico do Brasil em 2020, representando 14% do total de 29,5 bilhões de dólares injetados no setor.

Segundo a mesma pesquisa, softwares ligados à Inteligência Artificial ampliaram sua participação na composição do orçamento de tecnologia dos bancos em 57% dos 8,9 bilhões investidos em 2020. Uma ferramenta oriunda da Inteligência Artificial, o Machine Learning, vem ganhando cada vez mais destaque no setor, pois gera lucratividade a partir da automação de processos dentro das empresas.

Onde antes havia processos demorados e incertos, agora o Machine Learning garante a agilidade e a constância de procedimentos que estariam sujeitos a falha humana que, no setor financeiro, pode significar perdas massivas de renda.

O Machine Learning, traduzido como aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina, trata-se da capacidade das máquinas e sistemas de assimilar sozinhas um grande volume de dados. Combinados com algoritmos específicos de cada plataforma, o Machine Learning é uma ciência de dados que usa a estatística para criar previsões e resultados precisos.

Um dos setores mais importantes no qual o Machine Learning vem atuando dentro do setor financeiro é no processamento de documentos fiscais e imagens: a biodocumentoscopia.

Já imaginou ter um onboarding digital? Com a biodocumentoscopia isso é possível e seguro! Vem com a gente!