Os agentes de IA (inteligência artificial) representa uma nova face da tecnologia generativa. Essa fase pretende elevar o nível de autonomia e conectividade das soluções baseadas em IA, possam realizar tarefas cada vez mais complexas. Com o mínimo ou nenhuma intervenção humana.
Com a popularização das ferramentas e IA, como assistentes virtuais ou chatbots, a presença dessa tecnologia tem sido crescente na vida cotidiana das pessoas. Uma vez que o desenvolvimento dos modelos de linguagem e das técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) tem fomentado esse movimento.
Segundo a 4ª edição da pesquisa da Bain & Company, 67% das empresas que foram entrevistadas, colocaram a inteligência artificial entre as cinco prioridades estratégicas para 2025. Esse dado reforça como a inteligência artificial e, sobretudo, os agentes de IA estão se consolidando como elementos centrais na automação e personalização de processos e serviços.
Pensando nesse cenário, como o seu negócio tem se preparado para o uso de IA ou de agentes de IA? No nosso post, explicamos o conceito básico por trás dessas tecnologias e como elas tem transformado o mercado.
Boa leitura!
O que são agentes de IA e como funcionam?
Basicamente, os agentes de IA são sistemas de software que utilizam inteligência artificial para executar atividades de modo autônomo, seguindo um conjunto de metas. Desse modo, atuando em nome de um usuário ou programa, no qual esses agentes operam com grau de independência, tornando a intervenção humana mínima ou nula em alguns contextos.
Isto é, o conceito de agente inteligente surgiu ainda na década 1990, mais precisamente em 1994, com o avanço da informática, da internet e da robótica. Quando, a partir desse cenário, foram criados filtros colaborativos e sistemas capazes em operar de forma inteligente.
Assim, esses agentes são projetados para desempenhar quatros funções primordiais:
- Percepção: identificar e compreender o dinamismo e condições do ambiente;
- Ação: realizar intervenções que modifiquem o ambiente de acordo com seus objetivos;
- Raciocínio: interpretar informações, analisar contextos e tomar decisões;
- Resolução de problemas: identificar soluções, inferir nas consequências e determinar ações.
Quais são os principais tipos de agentes de IA?
Como vimos, os agentes de IA autônomos refletem diferentes níveis de complexidade e sofisticação, dependendo da sua arquitetura e capacidade de aprendizado.
Esses níveis de refinamento vão desde a respostas imediatas e simples até decisões baseadas em aprendizado contínuo e adaptação ao ambiente.
Veja a seguir, os principais tipos de agentes de IA:
1. Agentes reativos
Esses agentes vão responder de forma imediata aos estímulos do ambiente, sem considerar qualquer histórico anterior. Assim, são úteis para atividades repetitivas, no qual o contexto não vai influenciar na resposta.
2. Agentes baseados em metas
Já nesse caso, são projetados para atingir objetivos mais específicos. Ou seja, eles avaliam o estado atual do ambiente ou contexto, comparando com a meta desejada, assim, elaborando um plano de ação para chegar até o objetivo final.
3. Agentes de modelo
O agente de modelo mantém a representação interna do ambiente, uma espécie de modelo, assim permitindo analisar os eventos passados e prever consequências futuras. Uma vez que isso o torna mais adaptáveis, a suscetíveis, mudanças ou incertezas.
4. Agentes de aprendizagem
Nesse caso, são utilizados algoritmos de aprendizado de máquina, ou no caso, o famoso Machine Learning, para melhorar o seu desempenho ao longo do tempo. Dessa forma, aprendendo com as experiências anteriores, ajustando suas decisões e comportamentos de forma autônoma.
Quais os benefícios dos agentes de IA?
À medida que esses agentes de IA conseguem executar diferentes níveis de complexidade, de atividades simples e repetidas, passando pelas mais complexas até tomar decisões inteligente baseadas em dados. Com isso, esses agentes assumem responsabilidades em grande escala, preenchendo lacunas operacionais em diversos setores.
Assim, a versatilidade desses agentes de IA permite sua aplicação em áreas como atendimento ao cliente, personalização de serviços, automação de processos, detecção de fraudes, entre outras. De modo que essa tecnologia oferece uma série de benefícios estratégicos, como:
- Aumento e melhoria da produtividade;
- Maior precisão e preenchimento de lacunas soltas;
- Melhoria na distribuição de tarefas, expandindo a disponibilidade;
- Promoção de decisões baseados em dados.
Esses benefícios tornam os agentes de IA uma ferramenta potente que entrega valor aos clientes.
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Qual a diferença entre inteligência artificial e agentes de IA?
Embora estejam diretamente relacionados, a inteligência artificial e agentes IA apresentam conceitos distintos.
De forma resumida, a inteligência artificial, sobretudo na forma generativa, é representada por modelos como o ChatGPT ou o Gemini. Desse modo, esses sistemas são treinados com grandes volumes de dados e têm como principal objetivo gerar conteúdos, com base nos comandos de humanos. Assim, respondendo aos estímulos diretos.
Já os agentes de IA são sistemas baseados em inteligência artificial, mas com grau de autonomia maior. Uma vez que eles têm como objetivo tomar decisões de forma autônoma, com base na percepção do ambiente ou nas metas definidas. Ou seja, diferente da IA generativa, os agentes de IA atuam proativamente, analisando dados, compreendendo e aprendendo com contextos e executando ações.
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Como a acertpix tem se preparado para o futuro?
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