O onboarding manual e o digital são formas diferentes de realizar um mesmo processo. Sua função é a de dar entrada e validar novos usuários na base de dados de uma empresa.
Um bom onboarding é fundamental para o sucesso e a produtividade de uma empresa. A partir do momento que os novos clientes são integrados de forma eficaz desde o início, eles se sentem engajados e preparados para estabelecer uma relação de confiança e sucesso.
Neste contexto, é importante entendermos quais são as diferenças entre um onboarding realizado manualmente e digitalmente. Continue lendo a matéria e confira!
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Como funciona o Onboarding Manual?
O processo de onboarding manual é conduzido por pessoas responsáveis por coletar informações e documentos, preencher dados, avaliar documentos e fotos do indivíduo, e verificar os usuários em diferentes bases de dados.
No entanto, realizar todas essas operações manualmente acarreta vários problemas para as empresas, como:
- Processo extenso, lento e complexo;
- Excesso de burocracia;
- Necessidade de maior força de trabalho no backoffice;
- Possibilidade de erros durante o processo;
- Aumento de custos para a empresa.
De acordo com a Harvard Business Review, nos Estados Unidos, o excesso de burocracia leva a uma perda de US$ 3 trilhões por ano.
O impacto desse prejuízo é ainda mais notável nas PMEs. As pequenas e médias empresas gastam R$ 2,5 mil por dia com processos burocráticos, segundo um estudo da Sage em parceria com a consultoria Plum. Além disso, o estudo revelou que 6,5% do tempo dos funcionários das PMEs é dedicado a tarefas burocráticas, resultando em uma perda de 135 dias por ano para resolver essas questões.
Esses números deixam claro que o onboarding manual não é a melhor alternativa para os negócios.
Por que as empresas devem investir na digitalização de processos?
A digitalização de processos busca otimizar e automatizar as atividades e operações fundamentais para o funcionamento da empresa por meio de soluções e ferramentas digitais. Alguns exemplos são:
- Uso de IA e Machine Learning para melhor análise e interpretação dos dados;
- Modelos de armazenamento de dados em Nuvem;
- Desenvolvimento de produtos e ferramentas tecnológicas para uso de clientes.
Nesse contexto, antes da digitalização o processo de onboarding manual já apresentava desvantagens, agora então, temos mais certeza disso.
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Quais as vantagens de investir na automação do processo de Onboarding?
Por meio da automação no processo de cadastro de clientes, a sua empresa ganha agilidade e melhora nas entregas. Confira à seguir 5 vantagens de investir em tecnologia no seu processo de onboarding:
Experiência do usuário
Uma plataforma de onboarding bem projetada pode oferecer uma experiência mais envolvente e personalizada para os novos contratados.
Isso pode incluir tutoriais interativos, vídeos de boas-vindas e tours virtuais da empresa, ajudando a criar uma impressão positiva desde o início.
Integração e conectividade
Ferramentas tecnológicas podem facilitar a integração de novos funcionários com os sistemas da empresa, como email, software de gestão de projetos e redes internas.
Esse processo ajuda os novos colaboradores a se conectarem rapidamente com suas equipes e a acessarem os recursos necessários para suas funções.
Conformidade
Utilizar tecnologia garante que todos os novos funcionários recebam as mesmas informações e treinamento, mantendo a consistência.
Ainda, a tecnologia pode ajudar a garantir que todos os aspectos legais e de conformidade sejam cobertos adequadamente.
Base de dados
O onboarding digital permite o acesso a diferentes bancos de dados externos. Assim, a empresa pode acessar informações selecionadas sobre o usuário e conhecê-lo melhor.
Ainda com a consulta na Receita Federal sobre a situação do cadastro, a empresa pode realizar consultas de score de crédito, processos judiciais, histórico profissional e histórico financeiro.
Prevenção a fraudes de identidade
O tempo levado na identificação de clientes durante o processo de onboarding é voltado à preocupação das empresas com os usuários com quem se relaciona.
Os fraudadores prejudicam não só as empresas, que podem ter perdas financeiras, como também as pessoas físicas que têm seus dados roubados, sofrendo prejuízos morais e pessoais.
De acordo com um estudo realizado pela Juniper Research, os gastos das organizações com serviços de prevenção e detecção de fraude excederão US$ 11,8 bilhões globalmente até 2025.
Nesse contexto, tecnologias de verificação de identidade – como a análise documental, por exemplo – quando incluídas no processo de onboarding, auxiliam diretamente no combate às fraudes.
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Agora que você já sabe de todas as vantagens que o onboarding digital pode te oferecer, queremos te fazer um convite: conte com a Acertpix para iniciar esse processo de digitalização na sua empresa!
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