Logo Acertpix

Biometria facial: como essa tecnologia funciona e oferece mais segurança às empresas

Falhas humanas e fraudes no sistema de uma empresa podem gerar uma série de prejuízos financeiros e danos a seu patrimônio. Nesse contexto, a biometria facial é uma inteligência capaz de proporcionar mais segurança e eficiência. Inovações nos algoritmos de identificação e na sensibilidade dos leitores de biometria aumentaram a confiabilidade no processo. Assim, são capazes de prevenir atitudes fraudulentas e criar barreiras de segurança.

Continue lendo o post e saiba mais sobre como funciona o processo de biometria e como ele pode ajudar a sua empresa, tornando um ambiente mais seguro para os seus clientes!

Leia também – A adequação das empresas à LGPD: perspectivas e meios

O que é biometria facial?

A biometria facial é uma tecnologia de reconhecimento da face que permite verificar e autenticar informações baseadas em características únicas do seu rosto. Por meio de inteligência artificial, compara-se a foto do indivíduo com uma já existente no banco de dados, assim validando se a pessoa em questão é quem diz ser.

Um dos benefícios da biometria facial, é a sua capacidade de integração a outros sistemas e aplicativos cotidianos, funcionando como uma maneira rápida e prática para confirmar a autenticidade de um rosto. Uma vez cadastrado, sempre será identificado pelo sistema.

Tipos de biometria facial

Existem diversos tipos de biometria facial, sendo cada um deles específico para a necessidade da sua organização e aplicação. Alguns deles são: análise de forma facial, análise de textura, biometria facial 3D, etc. Confira a seguir os tipos e o uso de cada um deles.

Análise de forma facial

Este método utiliza as proporções e a geometria do rosto para criar um modelo matemático, que é colocado em contraste com uma imagem facial capturada durante a autenticação para confirmar a correspondência. Embora seja altamente preciso, pode sofrer influência por variações na iluminação ou expressão facial.

Análise de textura

Neste tipo de biometria facial, examina-se as características únicas da textura da pele, como rugas e poros, para formar um modelo. Esse modelo, é comparado com uma imagem facial capturada durante a autenticação. Enquanto é menos sensível a mudanças na iluminação ou expressão facial, pode sofrer impacto por alterações na textura da pele, como o envelhecimento ou exposição ao sol.

Biometria facial 3D

Utilizando uma câmera 3D, este método captura imagens do rosto em três dimensões para criar um modelo tridimensional, que posteriormente passa por uma comparação com uma imagem facial capturada durante a autenticação. É menos suscetível a variações na iluminação ou expressão facial e permite uma captura mais detalhada das características faciais.

Biometria de Íris

Este tipo de biometria verifica a identidade de uma pessoa com base nas características únicas da íris, a parte colorida do olho. Por ser altamente individualizada e resistente a alterações ao longo do tempo, é difícil de falsificar, tornando-a altamente específica e confiável.

Biometria de Retina

A biometria de retina utiliza as características exclusivas da retina, a parte interna do olho, para autenticação. Devido à singularidade da retina e sua estabilidade ao longo do tempo, é altamente confiável e difícil de sofrer fraude.

Biometria de Voz

Neste método, características únicas da voz, como ritmo, tonalidade e padrões de frequência, são utilizadas para identificação. É conveniente, pois não requer hardware adicional e pode ser integrado facilmente em sistemas de reconhecimento de voz existentes. No entanto, fatores como doenças ou mudanças relacionadas à idade podem alterar o resultado.

Leia também – Análise de risco: saiba o que é, sua relevância e aplicações

Biometria facial e o seu papel na prevenção de fraudes

Como dito anteriormente, a biometria facial funciona como uma barreira de segurança e pode ser útil nas mais diversas situações. Uma delas, é o reconhecimento facial para a confirmação de identidade em documentos. Em que, por meio de uma inteligência, a fotografia do usuário realizada no momento do cadastro é comparada com a imagem do documento a ser analisado, confirmando assim sua identidade de maneira mais segura.

A Acertpix possui um sistema tecnológico capaz de realizar a biometria facial e garantir que as informações sejam verídicas. Combinando a análise do rosto do documento (RG, CNH e DNI) com a enviada pelo usuário, e realizando o OCR dos caracteres, evita fraudes no ambiente da sua empresa. Assim, garantindo clientes mais seguros e vendas mais efetivas.

Se quiser saber mais sobre a biometria facial da Acertpix ou outras soluções, entre em contato com um dos nossos especialistas.