O cotidiano no ambiente corporativo pode ser repleto de desafios. Por isso, criar uma cultura empresarial antifraude é um alicerce no aumento da segurança de uma instituição para a prevenção de fraudes.
Essa cultura antifraude pode ser implementada em empresas de grande, médio e pequeno porte, independentemente do seu segmento. Cerca de 64% das empresas brasileiras tem enfrentado o desafio de fraudes e ataques cibernéticos, segundo o estudo da Mastercard em parceria com o Instituto Datafolha.
A preocupação com segurança é um assunto global, mas a falta de exatidão nas decisões e organização das empresas interferem na proteção e prevenção a esquemas fraudulentos. Deste modo, o crescimento da presença digital pode criar espaço de vulnerabilidade nas empresas. À vista disso, a segurança acaba ficando em segundo plano. A conscientização é importante para criar uma cultura empresarial antifraude para o seu negócio em 2025.
Acompanhe o conteúdo e veja a importância da criação da cultura antifraude. Boa leitura!
Afinal, o que é cultura empresarial antifraude?
A cultura empresarial antifraude é um conjunto de práticas, políticas, preceitos e normas dentro de uma organização, no qual o seu objetivo é prevenir fraudes. A criação da cultura antifraude envolve todo o ambiente da empresa, onde a transparência e ética são elementos indispensáveis.
Além disso, a cultura antifraude é um compromisso contínuo que requer uma série de deveres, desde a aplicação de práticas e o cumprimento das legislações até o apoio da liderança e colaboradores.
Como criar uma cultura empresarial antifraude?
A criação da cultura antifraude abrange a implementação de práticas que têm em vista ações que priorizam a ética e transparência para a prevenção de fraudes na empresa.
Para que a sua elaboração seja efetiva é importante e indispensável que a cultura antifraude seja inserida de modo coeso em todo ecossistema da instituição. Sendo imprescindível a presença dos líderes e colaboradores a totalidade da sua aplicação.
Alguns itens são substanciais para a criação de uma boa cultura empresarial de antifraude, como:
Criar planos de prevenção e gestão de riscos
Desenvolver planos de prevenção e gestão de riscos faz parte da construção da estrutura da cultura que você vai implementar no seu negócio. Esses planos vão ser baseados em análises e identificação de pontos de vulnerabilidade em todas as áreas da instituição.
Em vista de que as análises devem fazer parte da rotina diária da empresa, e que a gestão de risco deve passar por revisão periodicamente. A fim de garantir que ocasiões de fragilidade não sejam um espaço para fraudes.
Adotar códigos de boas práticas e conduta
Outro item oportuno é a criação de padrões claros de comportamento e de ações. Isso porque ao definir a visão, valores e políticas claras que sejam transparentes e abrangentes. Outro ponto do código de conduta é que nele será registrado as penalidades e medidas a serem tomadas por causa de fraude dentro da empresa.
Canal de denúncia e compliance
Ter estabelecido um canal de denúncia que garanta a confidencialidade e a segurança do denunciante é essencial para uma cultura empresarial antifraude.
Isso permite que as empresas encontrem e resolvam as práticas fraudulentas. Assim, promovendo a responsabilidade e boa governança junto a estruturas e auditoria.
Além disso, o compliance é um termo que tem feito parte do dia a dia do ambiente corporativo devido a busca das empresas de estar em conformidade com as legislações e boas práticas que vão garantir a segurança de dados.
Criar estrutura para inovação
Investir em ferramentas inovadoras para a proteção da infraestrutura, como as soluções antifraude da Acertpix, é importante para assegurar maior segurança ao seu negócio. Com tecnologia de ponta antifraude, a avaliação ágil de novos clientes, parceiros e colaboradores, possibilita prevenir e detectar esquemas fraudulentos de maneira eficaz. Assim, proporcionando o fortalecimento da integridade da sua empresa.
Treinamento dos colaboradores
Oferecer treinamentos periódicos para os colabores sobre segurança e prevenção a fraude. Dessa forma, conscientizando sobre situações de riscos como phishing e outras formas de ataques. Para tanto, é relevante que as áreas sejam orientadas como proceder perante a indício de fraude.
Fomentar a integridade
A promoção da cultura antifraude tem que envolver a todos da instituição. Por exemplo, a liderança tem um papel importante de reforçar os valores da empresa, disseminando a cultura antifraude para todas as áreas e hierarquias.
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Quais as consequências de não ter uma cultura empresarial antifraude?
A não adoção de uma cultura empresarial antifraude torna o negócio mais vulnerável, podendo acarretar situações em um futuro previsível. Segundo dados do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o impacto no mundo com crimes cibernéticos chega a R$1,5 trilhão. Os crimes costumam envolver fraudes bancárias ou invasão de sistemas. Um dos principais afetados são as pequenas e médias empresas que pode resultar em encerramento das atividades.
Além de representar um risco a segurança e a negócios PMEs, a falta de uma cultura antifraude estabelecida pode resultar em:
– Perdas de recursos financeiros;
– Danos a reputação da empresa;
– Multas ou penalidades por falta de compliance (consequências legais regulatórias);
– Baixa produtividade;
– Impactos a longo prazo.
Dessa forma, 2025 é o ano ideal para você dar um passo importante na criação de uma cultura empresarial antifraude. Proteger e prevenir o seu negócio de esquemas fraudulentos é a estabilidade necessária para alcançar bons resultados neste novo ciclo. Entre em contato com os nossos especialistas para conhecer as soluções da Acertpix.