Logo Acertpix

Compliance: conceitos e benefícios

Compliance é uma política que se tornou cada vez mais importante dentro das empresas desde o surgimento da Lei Anticorrupção, e posteriormente, a Lei Geral de Proteção de Dados. Porém, dentro das empresas, o compliance impacta diretamente na gestão do negócio, sendo um dos fatores mais importantes para a garantia da transparência nos processos internos.

O compliance impacta diretamente na gestão do negócio, funcionando como um dos fatores mais importantes para garantir a transparência dos processos internos. Mas, mesmo assim, ainda existem dúvidas quanto ao termo e sua utilidade.

Confira à seguir o que é, o que abrange e por que é tão importante para a manutenção da credibilidade das empresas.

Leia também – Gestão de riscos: criando um plano de controle eficiente

O que é compliance?

O compliance é uma política que indica seguir as leis, normas e regras, seja em nível federal ou corporativo. Nas empresas, isso envolve estar em conformidade com regulamentos e leis, incluindo questões financeiras e garantindo saúde e segurança. O cumprimento dessas obrigações, além de promover um ambiente organizacional mais eficiente, contribui para um crescimento sustentável. Esse conceito tem a utilidade de criar mecanismos para diminuir os riscos de problemas maiores para a corporação no futuro.

O funcionamento do compliance

Existem algumas etapas para o seu funcionamento e execução. Entenda:

Avaliação de riscos

O primeiro passo é realizar uma avaliação de riscos, isso envolve identificar as áreas de vulnerabilidade da empresa. Essa avaliação pode ser realizada por meio de análise de documentos, entrevistas com funcionários estratégicos e revisão de processos operacionais.

Desenvolvimento de políticas

Com base na etapa anterior, a empresa deve montar uma série de políticas e procedimentos que estabeleçam diretrizes para a conduta dos funcionários e das operações. Devem envolver critérios como: conflito de interesses, suborno e corrupção, lavagem de dinheiro e conformidade com a LGPD.

Leia também – A adequação das empresas à LGPD: perspectivas e meios

Treinamento e conscientização

Com as políticas desenvolvidas, é crucial que os funcionários tenham acesso à treinamentos para que compreendam e sigam as diretrizes estabelecidas. Esse treinamento deve ser contínuo e abrangente para todos os níveis hierárquicos.

Monitoramento e controle

Mesmo com os treinamentos, o monitoramento é importante para ter certeza que todos os processos estejam sendo seguidos corretamente. Auditorias internas, revisões, análises e denúncias anônimas são meios de garantia.

Resposta à incidentes

Caso ocorra uma suspeita de violação às políticas, a empresa deve conduzir uma investigação interna para identificar as causas e mitigar os impactos negativos. Isso pode incluir a impementação de medidas de disciplina, ajustes nos controles internos e nas melhorias de treinamento aos funcionários.

Quais são os benefícios dessa política?

Um programa de compliance deve ser o guia de uma mudança corporativa completa, causando impacto diretamente em sua cultura organizacional. Não é sobre decorar uma série de regras, mas sim reestruturar processos, comportamentos e tecnologias importantes. Isto garante a continuidade operacional e a conformidade com as obrigações legais. Confira alguns dos benefícios abaixo:

  • Vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Atratividade e captação de investimentos;
  • Identificação de riscos e prevenção de problemas;
  • Reforço da credibilidade no mercado;
  • Aperfeiçoamento da eficiência e qualidade dos serviços/produtos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Como o compliance pode ajudar na gestão de riscos do seu negócio?

Como dito até agora, uma gestão de compliance eficiente envolve diversos processos e monitoramentos. Dessa forma, existem soluções que podem gerar melhores resultados. Uma das etapas mais importantes do compliance, envolve a análise de documentos e o cumprimento da LGPD.

Com as soluções da Acertpix, por exemplo, sua empresa acessa tecnologias capazes de garantir análises de documentos mais ágeis, precisas e seguras. Por meio de inteligência artificial, 98% das fraudes podem ser evitadas através de soluções como documentoscopia, reconhecimento facial, prova de vida e OCR.

Quer saber mais sobre as soluções de documentoscopia da Acertpix? Contate um dos nossos especialistas e promova uma política de compliance mais completa para a sua empresa!