Logo Acertpix

Phishing: conheça os tipos

No meio digital, existem diversos meios em que podemos estar expostos a crimes. Um deles, é o phishing, um crime que apesar de ser comum, não recebe a atenção necessária pelas empresas. Em um cenário crescente de ciberataques, é importante que as companhias saibam como esse tipo de crime funciona e como é possível se prevenir.

Continue lendo a matéria e confira quais são os tipos de phishing e como se prevenir.


Leia também – A importância da análise de documentos na prevenção de fraudes


O que é phishing?

O Phishing é um tipo de crime cibernético que, por meio de informações falsas, manipula usuários e coleta seus dados confidenciais. O golpe pode surgir por diversos meios, como e-mail, sms, telefone, sites e aplicativos.

Após receberem mensagens atrativas, oferecendo grandes oportunidades, por exemplo, muitas pessoas acabam compartilhando dados bancários, senhas e outras informações confidenciais. A consequência disso? Violação de cartões de créditos, invasão de contas bancárias e crimes de falsa identidade.

De acordo com o Anti-Phishing Working Group, entre as milhões de mensagens enviadas por dia, pode se obter um sucesso de mais de 5%.


Quais são os principais tipos de phishing?

Para garantir uma proteção eficaz, é essencial ter conhecimento sobre as diversas modalidades de phishing. Isso se deve ao fato de que há uma extensa gama de estratégias empregadas para enganar pessoas e obter suas informações confidenciais.

Confira abaixo quais são os principais tipos de phishing:


Scam

Este, é o tipo mais comum de phishing e chega aos usuários por meio do e-mail, na maior parte das vezes, e em alguns casos por redes sociais ou telefone. Por meio de mensagens falsas, com remetentes como bancos, operadoras de telefone ou órgãos do governo, os golpistas fazem com que o usuário clique em links maliciosos ou arquivos anexos.


Spear phishing

Enquanto as outras formas do golpe enviam e-mails em massa para o máximo de pessoas possível, o Spear Phishing tem um alvo específico com mensagens personalizadas. Existe todo um reconhecimento pré-ataque para descobrir quais os nomes, os cargos em empresas, endereços de e-mail, etc. Esse estudo é realizado por meio da internet, que combina essas informações e cria uma mensagem convincente para o ataque.


Clone phishing

Neste tipo de ataque, um e-mail legítimo que foi recebido anteriormente sofre manipulações nos links ou arquivos anexos por um conteúdo falso que se passa pelo verdadeiro. Então, o usuário clica no conteúdo modificado, e assim, libera uma trava de segurança que permite acesso ao seu sistema. O phisher pode falsificar a identidade do usuário e se passar por um remetente da mesma organização.


Whaling

Este tipo de phishing também tem um alvo específico, no caso, empresários e executivos com setores estratégicos na organização. O objetivo é conseguir informações sigilosas e importantes. Um exemplo das formas que esse golpe pode chegar é por e-mail com uma falsa notificação indicando que a companhia está passando por um processo judicial. Essa mensagem indicará para um link de acesso e, então, o usuário cai no Whaling.


Vishing

No vishing, os criminosos não têm um alvo específico e utilizam mecanismos de voz para atrair as vítimas. Aqui, é utilizado um tom de urgência na mensagem, buscando que a vítima forneça suas informações na hora do desespero. Nesse caso, muitas vezes o golpista já possui algumas informações da vítima para passar mais confiabilidade no processo.


Pharming

No pharming, o criminoso ataca tanto o usuário quanto a empresa. Cria-se um site da companhia com o objetivo de colher informações das vítimas e induzi-las a baixar softwares maliciosos. Destacando que o tráfego do site verdadeiro também pode ser manipulado a ponto de levar os consumidores para o endereço falso.


Como proteger a sua empresa em caso de Phishing?

Os crimes de phishing podem afetar uma empresa de diversas formas. Além dos prejuízos financeiros para a própria companhia e seus clientes, sua reputação e confiabilidade também são afetadas. Além disso, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) também pode ser mais uma das preocupações da empresa caso os clientes sejam envolvidos no problema. Confira algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a se proteger contra o phishing:

  • Treine os colaboradores para estarem em alerta contra o golpe;
  • Evite clicar em links ou anexos suspeitos;
  • Confirme informações e verifique certificados de segurança;
  • Mantenha programas antivírus atualizados.


Partindo do princípio de que o objetivo do phishing é se passar pela vítima, é importante se atentar a travas de segurança que impeçam a apropriação de imagem de terceiros. Mecanismos como reconhecimento facial e prova de vida podem ser vitais nesse processo. Por esses meios, é possível evitar fraudes com a verificação da identidade do usuário e manter seus dados mais protegidos.

Aqui na Acertpix, existem diversas soluções que permitem a segurança digital do seu negócio, tornando um ambiente confiável para todos os envolvidos, tanto para os colaboradores, quanto para os clientes. Com a tecnologia do reconhecimento facial e a checagem da prova de vida, se torna muito mais efetiva a prevenção contra fraudes e golpes de phishing.

Acesse o nosso site para saber mais sobre as soluções da Acertpix e como obtê-las para o seu negócio!