Logo Acertpix

Saiba quais fraudes são possíveis com o número do RG e CPF

banner saiba quais fraudes são possíveis com o número do RG e CPF

Infelizmente, ter acesso aos principais documentos individuais do país, o Cadastro de Pessoas Físicas e o Registro Geral, abre diversas possibilidades para fraudadores e golpistas online. Além de preservar seus dados pessoais, é preciso elaborar estratégias e estar atento a métodos de prevenção na sua empresa para proteger dados de clientes, usuários, parceiros e colaboradores.

Dentre os dois, o CPF é o principal alvo dos fraudadores já que, por meio dele, é possível ter acesso a outras informações da vítima, como Título de Eleitor e o cadastro em sites oficiais do governo.

Listamos aqui as principais fraudes possíveis com o CPF e o RG:


Abertura de conta bancária e contratação de cartão de crédito


O CPF geralmente é o primeiro dado requisitado durante uma abertura de conta ou avaliação de crédito. Grande parte do setor bancário e financeiro já vem avançando nos processos de segurança digital nesta etapa, fazendo com que o fraudador não consiga avançar no cadastro apenas portante os 11 números do Cadastro de Pessoa Física. Em 2020, o setor bancário foi o segundo maior investidor em tecnologia no Brasil segundo a pesquisa Febraban de tecnologia bancária.

Sabe aquela selfie do seu rosto, ou então uma foto segurando o documento, requisitada nas etapas finais do cadastro? Ela serve para que ferramentas como a biodocumentoscopia e a prova de vida, comprovem que você é mesmo a pessoa que diz ser, de acordo com a imagem e os dados do seu documento.


Leia também: “Como a Inteligência Artificial vem trazendo mais rentabilidade para as empresas”


Crimes de falsidade ideológica e contratação de serviços


Tendo acesso ao seu CPF, é possível que um fraudador busque construir uma identidade falsa a partir dos seus dados. Caso você não possua histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, por exemplo, o que geraria um comprovante de residência falso, e assim dando abertura para mais oportunidades de golpes.

Quer saber como potencializar a segurança dos dados do seu cliente e ainda diminuir os custos sob esses processos?

Saiba como a Acertpix pode te ajudar! Fale conosco e conheça mais sobre a biodocumentoscopia, prova de vida e nossas outras ferramentas.