Independente do porte ou nacionalidade, as empresas possuem vulnerabilidades e estão suscetíveis a fraude. Qualquer tipo de negócio, sejam elas grandes ou médias empresas, podem sofrer perdas financeiras e afetar a imagem e operação da instituição, trazendo impacto negativo e colocando em questão a credibilidade da empresa.
A Association of Certified Fraude Examiners (ACFE)/Associação de Examinadores de Fraudes Certificadas, reportou no Relatório para as nações de 2024, que com base em dados de 138 países e territórios entre empresas privadas, públicas, governamentais e organizações sem fins lucrativos, foram encontrados 1.921 casos de fraudes que causaram perdas totais de mais de 3.1 bilhões de dólares.
Compreender e reconhecer é o começo para planejar quais são as melhores formas de prevenir fraudes coorporativas. A gestão de riscos para a prevenção de fraudes é uma estratégia proativa de abordagem com melhor custo-benefício. A prevenção é um processo contínuo com ações que reduz os riscos e ocorrências dentro da empresa, e consolidam políticas internas, procedimentos e comunicação eficaz.
Não é de hoje que fraudes acontecem, por isso listamos 5 técnicas de gestão risco para ajudá-los na prevenção de fraudes.
A implantação da Lei Geral de Proteção de Dados e a gestão de riscos
A confiabilidade e segurança dos dados que estão em trânsito dentro de uma empresa são extremamente importantes. O vazamento de informações de cunho confidencial e pessoal, seja ela intencional ou não, pode abrir caminhos que facilitam a vida dos golpistas. Assim, colocando em risco colaboradores e clientes, além disso a credibilidade da empresa também é comprometida.
A fraude pode ser interna ou externa. A fraude interna, também conhecida como fraude ocupacional, é aquela realizada dentro da empresa por colaboradores ou sócios em benefício próprio. Já a fraude externa é realizada por pessoas de fora do ambiente, que podem possuir alguma ou nenhuma relação direta com a empresa.
A Implantação de políticas que minimizem os riscos de fraudes, contribui na diminuição da vulnerabilidade do sistema de armazenamento de dados.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), n°13.709, de 14/08/18, foi desenvolvida para proteger os direitos fundamentais da liberdade e privacidade no tratamento de dados pessoais. As organizações devem compreender, junto aos seus colaboradores, os passos para a adequação a LGPD e do cumprimento e aplicação das boas práticas na empresa.
Promoção do código de ética e conduta
Desenvolver um código de conduta e ética, que sejam claros, é essencial para guiar a atuação de todos os colaboradores diante de suas funções no ambiente de trabalho.
É importante que haja a definição dos princípios e valores que norteiam a marca. Realizar a promoção dessa cultura com os funcionários e clientes contribui na criação de um mesmo pensamento entorno da cultura organizacional da instituição.
Essa medida pode parecer básica, mas é importante para consolidar os valores da empresa.
Treinamentos e workshops que estimulem o pensamento crítico e a gestão de riscos
Sessões de treinamento que desenvolvam e articulem o pensamento crítico em eventos internos ou externos, no qual as pessoas sejam convidadas a participar de dinâmicas e realizar discussões pertinentes.
Capacitar os colaboradores colabora na diminuição de erros, além disso, mantém a harmonia da equipe em relação aos processos e procedimentos da empresa.
Processo de análise de relatórios e canal de denúncia
Algumas fraudes podem ser identificadas por meio de análises de relatórios. A verificação do relatório mensal, por exemplo, ajuda na identificação de discrepância nos valores apresentados, que indique se existe algum fator anormal que seja passível de investigação.
O canal de denúncia nas organizações é desenvolvido para que os funcionários possam expor problemas ou irregularidades anonimamente, sem precisar ter receio em sofrer represálias, baseado na Lei 14457/22.
Para que o canal seja eficiente é necessário:
- Confidencialidade e anonimato do denunciante;
- Suporte ao denunciante;
- Fácil acesso;
- Processo independente e imparcial;
- Retorno rápido;
- Comunicação clara;
- Investigação e responsabilização.
Auditoria: monitoramento do movimento interno e externo
A auditoria empresarial pode ser interna ou externa, dependendo do propósito da empresa em relação de como será o serviço.
O trabalho da auditoria é acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados dentro da organização. Serão avaliados os controles internos e o progresso que estão sendo desenvolvidos por todos os envolvidos. O objetivo principal do papel da auditoria é apontar as falhas e os problemas que podem estar comprometendo os resultados da empresa.
Leia também – 10 dicas essenciais para prevenir fraudes em sua empresa
Importância da gestão de riscos no seu negócio
Conhecer os pontos mais fracos do seu negócio é necessário para o começo do trabalho de autoanalise. Identificar os pontos de vulnerabilidade é importante na elaboração de um planejamento mais assertivo. No início desse processo é necessário compreender e analisar diversos cenários de fraude que possam deixar a empresa frágil
A prevenção a fraude será um conjunto de ações que ajudará a reduzir os riscos e ocorrências que colocam a empresa em estado delicado.
O processo da gestão de risco é contínuo que precisa de monitoramento e análise, é indispensável na resolução de problemas ou para evitar perdas e danos financeiros, e até mesmo a queda da credibilidade da organização. Por isso, é importante o rompimento do ciclo vicioso da fraude que pode estar prejudicando o seu negócio.
É significativo que as organizações possuam mecanismos que contribuam na prevenção de fraudes. A Acertpix possui soluções que utilizam inteligência artificial e visão computacional em conjunto com o trabalho de uma equipe especializada no assunto. É a ID Tech #1 em segurança, com análise de dados que são verificados de forma cautelosa. O armazenamento dos dados é feito de forma segura, pensando na segurança das empresas e clientes, de acordo com a LGPD.
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