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Análise automática de documentos de identidade: uma aliada em processos de compliance

Mulher efetuando analise automática de documento - Acertpix

Mudanças no comportamento do consumidor e a demanda de serviços cada vez mais rápidos transformaram a maneira de verificar uma documentação.

A adequada análise de documentos é uma atividade comum e necessária na prestação de serviços ao cliente em empresas das mais diversas indústrias. No contexto de uma auditoria, os olhos humanos podem passar milhares de horas revisando contratos, atas de reuniões, faturas e documentos de identidade. Dependendo do volume de documentos, esse processo pode levar um tempo abismal para ser revisado, e o esforço manual pode ser cansativo, demorado e, em muitos casos, impreciso.

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A personalização na comunicação com o cliente e a experiência do usuário tem se tornado fundamental no mundo empresarial. Quanto maior o grau de individualização, mais complexos se tornam os fluxos de trabalho, e maior também será o número de possíveis fontes de erro decorrentes de, por exemplo, a análise de documentos específicos. Uma garantia de qualidade rigorosa nessa atividade é, portanto, imperativa.

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O desenvolvimento dessa necessidade é acompanhado por mudanças no comportamento do consumidor decorrentes de numerosas inovações tecnológicas. Em outras palavras, os clientes de hoje esperam que suas perguntas sejam respondidas em tempo real, e que o atendimento seja o menos demorado possível.

Mas, por outro lado, a urgente necessidade de um maior rigor e eficiência na análise de documentos de identidade também provém dos grandes problemas que a fraude identitária pode acarretar para empresas que enfrentam este tipo de situações.


O que é a falsificação de documentos de identidade


A falsificação de documentos de identidade ocorre quando uma pessoa cria uma identidade falsa para cometer atividades criminosas. Por exemplo, os fraudadores cometem fraude de identidade comumente para solicitar crédito sob informações falsas, submeter-se a empréstimos ou abrir contas bancárias. E isso resulta em uma identidade sintética que eles então usam para cometer diversos tipos de crimes.


Riscos e cadastrar clientes sem uma análise detalhada de identidade


Cadastrar um cliente com identidade falsa pode gerar problemas gravíssimos a instituições financeiras e prestadoras de serviços em casos relacionados a lavagem de dinheiro e terrorismo, por exemplo. Além de abrir as portas para possíveis negociações com raízes de origem desconhecida, isto pode acabar deixando os sistemas das instituições totalmente expostos e mais vulneráveis a perdas financeiras e a sérios problemas de segurança.

Instituições fraudadas por supostos clientes de identidade falsa podem ficar eventualmente envolvidas em processos criminais complexos, mesmo não tendo conhecimento prévio das atividades do fraudador. Por exemplo, se um banco reconhece erradamente como legítima a identidade falsa de um indivíduo envolvido com lavagem de dinheiro, essa instituição pode ser diretamente relacionada ao crime pela justiça, por ter sido receptora e administradora desses fundos ilícitos.

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Portanto, é possível afirmar que um dos maiores desafios para as empresas, autoridades e organizações é, analisar de forma eficiente documentos personalizados sem erros, o mais rápido possível, já que informações incorretas podem resultar em conflitos legais caros e afetam negativamente a credibilidade dos negócios.

E os riscos de fraude apenas estão aumentando nos últimos anos, à medida que vemos a crescente globalização, mercados mais competitivos, rápida evolução tecnológica e períodos de maiores dificuldades econômicas. Algumas das instituições mais afetadas atualmente por este tipo de fraudes são as fintechs, bancos digitais, seguradoras de crédito e aplicativos de mobilidade urbana ou delivery.

Com o fim de trazer uma solução inovadora que consiga acelerar este tipo de processos, a Pix Force e a Acert Online desenvolveram em parceria uma plataforma única e automática que busca revolucionar o mercado, tornando o processo de validação de documentos mais ágil, preciso e seguro: o AcertPix.


Como funciona?


A partir de algoritmos próprios de inteligência artificial e um levantamento de mais de 3 mil regras cuidadosamente mapeadas para cada um dos estados brasileiros, a AcertPix é capaz de validar documentos como o RG em apenas segundos.