Imagem de destaque do post Qual é o futuro para os documentos de identidade no Brasil?

Qual é o futuro para os documentos de identidade no Brasil?

A digitalização da identidade já é uma realidade bem próxima da população brasileira. Escrevemos neste artigo algumas apostas de tecnologias que servirão como ferramentas de segurança na verificação de documentos de identidade.

A identidade desempenha um papel bastante significativo em quase todos os aspectos da economia digital. Os consumidores de hoje em dia esperam uma conectividade perfeita a dados e serviços, enquanto as empresas querem saber quem estão deixando passar pela porta de entrada.

Há momentos em que sua empresa precisará verificar quem é o indivíduo a fim de tornar o processo mais seguro e atender a certos requisitos regulamentares ou de conformidade. Tudo isso é conseguido através de documentos de identidade. E por isso, tornaram-se uma função essencial de capacitação comercial, impulsionada pelo crescimento da Internet, produtos e serviços digitais.

Olhando para o futuro dos documentos de identidade no mundo e no Brasil, é possível afirmar que as mudanças que estão por vir nos próximos anos podem ser profundas. As formas que gerenciamos, compartilhamos e verificamos digitalmente nossas informações pessoais poderiam vir a redefinir completamente a experiência digital.

As exigências de documentos, dados ou informações confiáveis e independentes estão sendo cada vez mais aprimoradas, e as expectativas aumentam à medida que os novos consumidores demandam serviços mais rápidos, eficientes e precisos. O mercado deve aproveitar essa oportunidade para começar a trabalhar com fornecedores de dados estruturados que possam proporcionar um monitoramento em tempo real, baseado em eventos, das mudanças nos detalhes e circunstâncias dos documentos do cliente.

Os bancos, por exemplo, já começaram a fazer maior uso da inteligência artificial e da tecnologia de machine learning para avaliar riscos.

A seguir, conheça algumas das novas tecnologias que acreditamos ser o futuro dos documentos de identidade no Brasil:

• Verificação em tempo real

A verificação de documentos de identificação em tempo real permitirá que sua empresa tenha acesso e processe informações sobre um cliente em questão de segundos. Isto é particularmente útil para confirmar identificações ou transações financeiras, pois garante que uma empresa tenha informações atualizadas.

Tecnologias inovadoras como a usada pela AcertPix, desenvolvida por meio da colaboração entre as empresas Pix Force e Acert Online, vieram para mudar a forma em que documentos são analisados.

● Leia também: Biodocumentoscopia: trazendo ainda mais segurança para seu processo antifraude

Utilizando tecnologias cognitivas, a plataforma automatizada de revisão de documentos da AcertPix possibilita a leitura e o reconhecimento de padrões em documentos. Esta tecnologia aplica técnicas avançadas de machine learning para identificar automaticamente informações relevantes e palavras-chave nos documentos, através do qual melhora a precisão e a eficiência do processo de análise de documentos de identidade.

• Biometria

A tecnologia biométrica é também bastante promissora entre as futuras ferramentas de verificação de identidade, especialmente porque empresas como a Apple já estão usando as impressões digitais e o reconhecimento facial em seus dispositivos. Com a tecnologia biométrica já provando ser benéfica para a segurança pessoal e verificação de identidade, é lógico que ela também oferecerá uma maneira segura de verificar assinaturas eletrônicas num futuro próximo.

• Autenticação

Há várias maneiras de autenticar uma assinatura. Se o signatário não tiver uma identificação, então a verificação baseada no conhecimento pode ser usada. Alternativamente, no Brasil, é provável que você veja a autenticação do telefone celular mais usada no futuro, enviando um código de acesso ou SMS para um número de celular, ou usando o próprio telefone como uma forma de identificação.

As empresas devem se concentrar no aprimoramento dentro dos processos de conhecimento do cliente para garantir uma maior eficiência e bons serviços, melhorando a forma em que as identidades são processadas e validadas para uma maior agilidade e precisão no trabalho cotidiano.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco em acertpix.ai e fale com a nossa equipe para mais informações.